Praticidade é a palavra-chave. Na decoração, então, muitas vezes há aquela necessidade de renovar o espaço, criar novos padrões ou imprimir personalidade a um ambiente, porém faltam tempo e disposição para uma transformação mais completa. É nessa hora que o profissional de design precisa estar atento às novidades do mercado e deixar sua criatividade fluir para encontrar as soluções mais inteligentes e auxiliar seu cliente a visualizar uma boa saída.
Os adesivos vieram justamente para dar essa mãozinha, inclusive nos ambientes corporativos. São ideais para quem quer renovar móveis, paredes, vidros e portas. Conseguem criar uma nova perspectiva, dão vida aos espaços e fazem uma grande diferença. E tudo isso sem sujeira e com ótimo custo-benefício.
Quando pensamos em adesivar algum espaço, logo vem à mente as infinitas possibilidades geradas também com papel de parede, que pode ter um custo-benefício melhor do que a pintura, principalmente quando a escolha é pelo papel de parede adesivo em vez do tradicional. Isso porque é um produto autocolante que elimina a necessidade de aplicação da cola separadamente. Além disso, normalmente por ser de um material vinílico, não acumula poeira e há facilidade para a limpeza.
Um dos pontos que merece destaque: a aplicação não se limita às paredes. O adesivo pode revestir qualquer superfície lisa como, por exemplo, vidros, cerâmicas, metais, madeiras e plásticos.
Mas,além da adesão ao papel de parede, há muitas outras possibilidades como, por exemplo, a aplicação de adesivo vinílico em recortes especiais. Em espaços residenciais é bastante comum a aplicação de frases motivacionais e letras musicais. Já em escritórios e espaços corporativos no geral, a ideia pode ser recortar missão, visão e valores da empresa para aplicação na sala de reuniões ou na área de staff. Há, também, o que os especialistas chamam de gigantografia, impressões autoadesivas em tamanhos grandes que podem dar ainda mais identidade ao espaço.
Para portas, janelas e divisórias de vidro, a película adesiva também ganhou formatos e texturas diferentes. Além do padrão jateado, que permite a entrada de luz, mas bloqueia a visibilidade de um ambiente ao outro, há adesivos listrados que mesclam áreas transparentes e foscas, há opções desenhadas e possibilidade de adesivos impressos.
O que vale é utilizar a criatividade para inserir imagens, frases, cores e paisagens que façam sentido para as pessoas que irão trabalhar no espaço, sempre colaborando como pontos de estímulos, design e identidade visual da marca da empresa. Fazendo da comunicação criativa uma forma de conexão das pessoas com o espaço de trabalho.