Projetos arquitetônicos corporativos têm, cada vez mais, adotado conceitos do design biofílico como forma de construir ambientes de trabalho mais harmoniosos, agradáveis e saudáveis. Isso significa que esses espaços vêm abraçando estratégias para proporcionar, aos seus ocupantes, uma espécie de imersão na natureza.
Muitas dessas técnicas são facilmente percebidas como a inclusão de vegetação de diferentes espécies. Porém, outras delas, são ocultas e conseguem promover essa sensação de naturalidade, mesmo que de forma mais subentendida.
Para explicar essas estratégias, separamos alguns projetos elaborados com mobiliário da RS Design. Confira!
Linhas curvas
Dificilmente encontramos, na natureza, formas plenamente retilíneas. O ambiente natural tende a ser mais curvo e, portanto, adotar essas formas orgânicas no mobiliário (e até mesmo nas estruturas) remete à percepção do usuário a locais mais acolhedores. Uma boa escolha está na adesão aos sofás arredondados, conforme ilustram as imagens abaixo.
Vegetação em abundância
Sempre há espaço para a incorporação de vegetação nos espaços corporativos. Seja através de murais verdes ou vasos espalhados pelo ambiente, seja pela manutenção de árvores nativas do terreno, tanto interna quanto externamente, o convívio com plantas tende a aumentar a saúde do ser humano, trazendo, como consequência, mais produtividade e menos afastamentos por questões de saúde física e mental.
Tons terrosos
Terra é vida. Na hora de escolher a paleta de cores do escritório, é interessante definir alguns espaços específicos para a inclusão de tons terrosos e mais alaranjados como marrom, areia, caramelo, ocre, cobre, rosa queimado, terracota e nude. Essa escolha pode ser aplicada tanto nas paredes – por meio de tintas ou de revestimentos específicos – quanto em pisos, móveis, objetos decorativos e produtos acústicos.
Madeira natural
O mobiliário feito em madeira natural ganha cada vez mais destaque no setor arquitetônico justamente por garantir essa sensação mais orgânica. Bancadas podem seguir essa tendência, substituindo os revestimentos em diferentes tipos de fórmica, e há a possibilidade também de trabalhar esse conceito da madeira natural nos pisos, em pequenas arquibancadas e nas divisórias.
Vista para jardins e natureza
Antes mesmo de pensar em todas as técnicas de biofilia para o ambiente interno, é interessante pensar na localização do escritório e em como melhor aproveitar a vista e os ambientes externos. Quando há jardins, por exemplo, manter as janelas transparentes para que os ocupantes possam relaxar a vista olhando para esses espaços é excelente. Há, também, a possibilidade de construir jardins de inverno ou pequenos recantos naturais dentro de escritórios instalados em edifícios corporativos.