Viva 2023, Viva Magenta – Inspirações para incluir a cor do ano na arquitetura corporativa

Tendências

Viva 2023, Viva Magenta - Inspirações para incluir a cor do ano na arquitetura corporativa

Para abrir nossas publicações de 2023, nada melhor do que falar da Cor do Ano da Pantone, a Viva Magenta. A tonalidade, que soa como uma mescla entre rosa e vinho, promove a sensação de força e energia. De acordo com a divulgação da própria Pantone, trata-se de um tom enraizado na natureza, corajoso e destemido, uma cor pulsante que desperta celebração, alegria e otimismo. Ou, como mencionado pelo time de especialistas, “um tom não convencional para um momento não convencional“.

Leatrice Eiseman, diretora-executiva da Pantone, sempre fala a respeito da definição da cor do ano. Desta vez, compartilhou: “nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. Viva Magenta descende da família dos tintos com inspiração no vermelho da cochonilha, corante natural dos mais preciosos, fortes e brilhantes do mundo”. De acordo com a especialista, o tom nos reconecta à matéria original, invoca as forças da natureza e galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo nosso interior.

De fato, a Viva Magenta consegue trazer o poder da natureza mesmo fugindo dos tradicionais verdes e terrosos. Isso porque remete automaticamente a uma ampla gama de flores e folhas, além da penugem de animais, facilmente encontradas no meio ambiente. Além disso, navega com tranquilidade entre o quente e o frio, o que é excelente para a aplicação no design de interiores.

Viva 2023, Viva Magenta - Inspirações para incluir a cor do ano na arquitetura corporativa 1
Aqui temos um exemplo de um ambiente descontraído e colorido, que aplicou tonalidade similar à Viva Magenta nas nuvens acústicas.

Outra vertente apresentada pela Pantone está no fato de que o Viva Magenta é capaz de promover o equilíbrio entre nossas vidas física e digital. Para o ambiente corporativo, esse é um grande desafio, principalmente agora que vivemos a era do trabalho híbrido, onde as pessoas nem sempre estão alocadas em um mesmo espaço e, portanto, dependem ainda mais das inovações tecnológicas para manter a comunicação eficiente.

Viva 2023, Viva Magenta - Inspirações para incluir a cor do ano na arquitetura corporativa 3
Exemplo de um ambiente de trabalho onde o Viva Magenta é predominante. Com o espaço mais clean, as cabines acústicas em tom magenta dão vida ao local.

A tonalidade, que tem grande potencial de ganhar espaço nos diversos setores de arte, também promove a necessidade coletiva de força. Mais um ponto positivo para a incorporação nos ambientes de trabalho que prezam pelo colaborativo e pela maior interação entre os pares.

Por ser um tom forte e chamativo, o ideal é que ele seja aplicado com delicadeza para evitar uma sensação de sufocamento. Portanto, pode-se pensar em utilizar essa cor em paredes, mobiliários, produtos acústicos e itens de decoração. Além, claro, de compor os espaços de vegetação pela aplicação de folhagens como a Dracena Vermelha (Cordyline terminalis).

Viva 2023, Viva Magenta - Inspirações para incluir a cor do ano na arquitetura corporativa 4
Aqui o espaço conta com uma mescla de tons nos assentos espalhados pela lateral. Alguns puxando para o Viva Magenta e outros na tonalidade azul-petróleo. Essa união permite um ambiente um pouco mais sério, porém ainda assim aconchegante.

Curiosidade

Você sabe quem decide a Cor do Ano da Pantone? A empresa conta com um time de especialistas que estudam o mundo buscando as principais influências de cores. Eles analisam desde a indústria do entretenimento, passando por setores como moda, design, turismo e estilos de vida. Observam, também, tudo o que surge no campo da tecnologia, desenvolvimento de materiais, novas texturas e efeitos. Hoje em dia, na era digital em que vivemos, mergulham nos debates e nas trends das redes sociais que mais chamam a atenção mundial.

Interessante destacar que essa equipe é bastante diversa, com membros advindos de diferentes regiões e culturas do globo. Porém, mesmo com tantas origens diferentes, o que une esses profissionais é a expertise em cores e design.

Após chegar ao tom exato da Cor do Ano, o time se reúne para definir qual será o nome que a cor carregará, uma etapa que eles consideram muito importante, visto que essa definição precisa representar de forma fácil e intuitiva a mensagem que a empresa quer transmitir.

Preparado para passar a sugerir a Viva Magenta nos seus projetos de design?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando