Quanto custa o m2 ocioso na sua empresa? Já parou para pensar nisso? O imóvel da sua empresa tem um custo, seja próprio ou alugado e precisa ser aproveitado da melhor forma possível.
Não faz sentido ter espaços que ficam ociosos, sem uso para atividades, mesmo que sejam por certo período.
É importante contar com um bom projeto de mobiliário corporativo que irá considerar os tipos de atividades das suas equipes por meio de um layout inteligente e estimulante, com impacto na performance individual e coletiva.
Vamos considerar, por exemplo, um espaço como um refeitório. Conforme a legislação trabalhista brasileira, somente empresas com mais de 300 colaboradores são obrigadas a manter um refeitório próprio. No entanto, esse espaço é tão significativo que até mesmo em empresas menores se tornou indispensável.
Só que normalmente, este tipo de ambiente é preparado para uso apenas no horário do almoço. O restante do tempo fica vazio e completamente inútil. Não há preocupação com a criação de um ambiente mais acolhedor e isso resulta em uma atmosfera fria, o que faz com que as pessoas não queiram permanecer lá por muito tempo.
Agora, imagine um espaço totalmente preparado para uso durante todo o dia de trabalho, seja para almoço, pequenas reuniões de trabalho, cafés, encontros, atividades individuais ou colaborativas, entre outras.
Um local com layout humanizado, com foco no bem-estar e visando estimular os sentidos das pessoas. Preparado com estrutura de conectividade para que as pessoas possam utilizar seus eletrônicos, bem como mobiliário versátil e convidativo às atividades de trabalho, sejam individuais ou em grupo.
Assim, o espaço será melhor aproveitado, se tornando de “múltiplo uso”, ultrapassando o uso restrito das refeições, sendo útil o tempo todo para as pessoas na empresa.
Além de otimizar o espaço na empresa, acreditamos nessas transformações de layout e estrutura para promoverem “encontros” entre as equipes. São nos espaços preparados para esses encontros que as pessoas se conectam e que as ideias surgem, inspirando a inovação.
O mesmo raciocínio de aproveitamento de espaço pode ser utilizado para o uso de salas de reuniões. Será que vale a pena manter uma sala de reuniões enorme, por exemplo, que será utilizada com a ocupação máxima apenas uma vez ao mês? Ou é melhor ter várias outras salas menores para as pessoas interagirem em grupos menores?
É claro, que tudo dependerá da necessidade de cada empresa e do tipo de negócio, mas mesmo uma empresa que tenha necessidade de reunir o conselho uma vez por mês, por exemplo, pode optar por uma sala menor, com menos cadeiras e colocar bancos ao redor para quando houver necessidade de mais pessoas na reunião.
Para que a turma do trabalho híbrido se encontre no escritório, é importante que a empresa disponibilize diversos tipos de ambientes, de modo que as pessoas possam optar pelo local onde desejam realizar suas atividades. Assim, as salas ou espaços para reunião que comportem grupos menores são bem-vindos.
Além disso, muitas vezes, existe a necessidade de conversar com pessoas que estão remotas, portanto salas preparadas para videoconferências devem ser pensadas também.
Para todas essas opções, as divisórias de vidro, com ou sem persianas, são soluções simples, que não requerem grandes obras no escritório e mantêm as pessoas conectadas no ambiente de trabalho, com conforto, privacidade e condicionamento acústico.
Outros espaços da empresa, como corredores, halls, antessalas, podem ser aproveitados e transformados em áreas de encontro com poltronas e mesas de apoio para notebooks.
Para a execução de atividades mais focadas, como ligações, planilhas complexas ou videochamadas, as cabines acústicas atendem perfeitamente! Podem ser instaladas em qualquer canto do escritório e realocadas para outras áreas, uma vez que não são fixas. Apresentam conforto acústico e privacidade, ao mesmo tempo em que mantém a pessoa presente ao ambiente corporativo.
Contudo, é fundamental que o projeto de mobiliário corporativo seja estratégico e considere mobiliários inteligentes e flexíveis, para atender as demandas de cada tipo de atividade, com o melhor aproveitamento possível de todos os espaços, em todo o tempo útil de trabalho na empresa.
Aqui, na RS Design, sabemos o quanto é importante que a sua empresa forneça a melhor estrutura para estimular o potencial do seu time. Conte conosco para entendermos o que realmente vai funcionar para o seu caso. Fale com nossa equipe sobre um novo layout de mobiliário para seu espaço!