Conforme se aproxima o final do ano, chega a hora de começar a pensar no ano seguinte e naquilo que pode ser feito para que resultados melhores sejam alcançados. Por conta disso, é fundamental que você separe algum tempo para preparar um bom planejamento de negócios. Não sabe como? Então confira algumas dicas a seguir!
Avalie os resultados do ano corrente
Se você quer fazer um bom planejamento a primeira coisa é parar, reunir os números que a sua empresa obteve no ano corrente e analisá-los. Isso é importante porque apenas assim você entenderá a real situação de sua empresa e poderá ver o que, realmente, precisa ser mudado. Em um mercado tão competitivo e acirrado como o nosso existe pouco espaço para erro, portanto o melhor é fazer tudo baseado em números e dados concretos.
Compare-os com o resultado do ano passado
Agora que você tem os dados do ano corrente, veja se existe alguma forma de compará-los com os do ano passado. Ao fazê-lo, você poderá ver se existem certos padrões que estão se repetindo e precisam de atenção. Afinal, com o resultado de mais de um ano você poderá tomar decisões com muito mais segurança e embasamento. Se você notar que tanto no ano passado como nesse, houve uma redução no volume de vendas no terceiro trimestre, por exemplo, terá bons indícios de que isso é um problema crônico e não um evento isolado, sendo preciso tomar medidas de prevenção.
Visualize o que você quer alcançar em curto, médio e longo prazo
Quando falamos de planejamento estratégico, o ideal é que você tenha objetivos de curto, médio e longo prazo. Isso é importante porque se você fizer o seu plano corretamente, os seus objetivos estarão relacionados, de maneira que quando você alcança um objetivo de curto prazo, por exemplo, é um belo indicativo de que você está no caminho correto para alcançar seu objetivo de longo prazo.
Para fins didáticos, tomemos o exemplo de uma empresa de calçados que tem o objetivo de atingir um crescimento de 10% no final do ano seguinte; esse é o seu objetivo de longo prazo. Para alcança-lo, ela precisará ter aumentado a sua capacidade produtiva até o final do primeiro semestre, para garantir que quando o segundo semestre chegar, não haja falta de produtos nas prateleira; esse é seu objetivo de médio prazo. Para que esse aumento de produção seja justificado, no entanto, a empresa precisará melhorar a sua conversão de vendas, o que envolverá fornecer novos cursos preparatórios para todos os seus vendedores; esse é o seu objetivo de curto prazo. Você vê como todos os objetivos estão conectados? Justamente por isso o alcance de um é um bom indicativo de que você está no caminho certo de alcançar o seguinte.
Defina prazos e normas para mensuração
Na maior parte das vezes o planejamento traçado precisa ser ajustado ao longo do período estabelecido para ele. Por conta disso, é importante que desde o princípio você defina de quanto em quanto tempo será feita a mensuração dos resultados da campanha e quais serão as métricas utilizadas para avaliá-las. Geralmente um bom intervalo de tempo para se realizar a mensuração é trimestralmente. Se você fizer a mensuração e notar que os resultados não estão aquilo que você imaginava, faça uma análise detalhada do que pode estar ocorrendo e providencie uma correção de curso; caso as coisas estejam indo da forma que você espera, ótimo, continue a aplicar o seu plano e resultados ainda melhores virão.
Divulgue os detalhes de seu plano e a sua importância
A melhor forma de garantir que a sua equipe esteja na mesma página que você quanto ao que deverá ser buscado no próximo ano é divulgar o máximo de informações possíveis para todos. Sem dúvida, sua equipe não saberá o que precisa buscar se você não repassar as informações para ela.
Vale ressaltar, ainda, que caso você seja o responsável por liderar a equipe, é seu papel motivar e embutir um senso de comprometimento de todos com o novo plano, para garantir que eles busquem os resultados almejados com afinco.
Motive a equipe
Uma forma bem perceptível de motivar a equipe é fazer uma remanejamento no escritório. Buscar um novo projeto de mobiliário pode trazer um “gás” para todos que trabalham no local. Mostrando que a empresa está pensando na forma como a equipe traballha, criando espaços de bem-estar e ao mesmo tempo muito funcionais.
Saiba mais sobre remanejamento aqui e fale com a equipe da RS Design, que tem bastante conhecimento para melhorar o seu escritório e por consequência, o seu negócio!