No ambiente de trabalho, muitas vezes, vivemos situações inusitadas, engraçadas, inesperadas e, até mesmo, tristes. Não imaginamos que acontecem com as outras pessoas também. Não é engraçado quando vemos situações semelhantes as nossas transcritas nos filmes?
A seguir, 5 filmes que todo profissional não pode deixar de assistir:
1. Rede Social
Sobre a criação da rede social Facebook. O personagem tem uma ideia e a implementa mas nem sempre quem tem uma ideia, tem a facilidade de colocá-la em prática. Ressaltando que isso não se torna antiético quando papéis são bem estabelecidos: ganhar para pensar e ganhar para executar.
O filme mostra que o bom líder é aquele que entende de pessoas e reconhece o potencial que cada uma possui. No âmbito profissional, os papéis e as expectativas tem de ser bem definidos.
2. O Diabo Veste Prada
O clássico que todos, com certeza, já assistiram. O filme mostra a história da jornalista recém-formada Andrea Sachs (Anne Hathaway). Uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Como assistente, ela tenta lidar com as exigências de sua chefe, entrando em conflito de personalidade por não conseguir conciliar o trabalho com a família, os amigos e o namorado.
É possível estabelecer uma relação entre profissionalismo e qualidade de vida. Quais são nossos limites para conquistarmos a tão desejada carreira? Até onde vai nossa ânsia de sucesso? Às vezes temos que abrir mão de muitas coisas, bem como dar um passo para trás para que no futuro, possamos colher bons resultados.
3. A Grande Virada
Bobby Walker (Ben Affleck) não tem por que se queixar da vida. Aparentemente sua vida segue a filosofia do famoso ditado: ‘’Se melhorar, estraga’’. Tem uma ótima família, um bom emprego e um Porsche na garagem. Mas, um dia, inesperadamente, devido a uma política de redução de funcionários de sua empresa, ele foi demitido. A mudança faz com que ele tenha de redefinir sua vida, lutar para retornar ao mercado de trabalho, manter a autoestima e traçar um novo plano de carreira.
Não estamos isentos de passar por semelhante situação. O filme mostra as mudanças do mercado e a importância de se planejar uma carreira, bem como manter uma relação harmônica dos valores pessoais com o ambiente de trabalho, bem como trabalhar a questão da autoestima.
4. Coach Carter: Treino para a Vida
Ken Carter (Samuel L. Jackson) vive uma vida tranquila, confortável e é uma pessoa, aparentemente, bem sucedida, até quem um dia, é chamado para um desafio maior. Muitas vezes, na carreira, somos convidados a abandonar nossa zona de conforto para crescermos, cada vez mais, como pessoas e profissionais. Não devemos nos acomodar. Ir sempre além dos nossos limites é imprescindível para alcançar o sucesso. Um bom líder faz o que acredita ser melhor para sua equipe e não para si.
Ken força seus alunos a enxergar o que existe de melhor dentro deles e os inspira a brilhar em suas carreiras, não apenas em um jogo.
5. 007 Operação Skyfall
Neste filme, James Bond dá a volta por cima, superando seus medos e enfrentando seus inimigos. Mesmo depois de falhar, ele continua lutando, com garra e determinação. No mundo corporativo, a resiliência é vital.
Você falhou na sua última missão? Sente-se ultrapassado ou fora de forma?
Na vida, muita vezes, iremos falhar inúmeras vezes. O segredo é jamais deixar de tentar e lutar contra os obstáculos que aparecem em nosso caminho. Quem agarra a causa com determinação, sem dúvidas, alcança.
Filme é bom e todo mundo gosta. Principalmente quando nos identificamos muito com o enredo. Não há nada melhor, nas horas vagas, que deitar, relaxar e assistir a um filme. Acompanhado, melhor ainda.
Todos nós, profissionais, independente da área de formação, estamos sujeitos a viver situação iguais ou parecidas. A jornada profissional é um constante desafio, cheia de pedras e obstáculos. Força, determinação e muita força de vontade, nos permite alcançar todos os nossos objetivos.