Fazer reunião é, e sempre será, uma maneira de alinhar os objetivos e traçar as metas para as mais diversas tarefas em uma empresa. O que está mudando é “como” fazer isso.
Muitos Ceo’s já estimulam as reuniões mais rápidas e produtivas, e nada melhor do que espaços que propiciam este tipo de atividade, como salas mais descontraídas, ao lado de uma estação de trabalho, por exemplo.
A nova forma de fazer reunião pede novos espaços!
E a tecnologia tem tudo a ver com esta mudança, pois é a mobilidade de trabalhar com um notebook e se conectar em qualquer área da empresa que vai permitir que uma reunião seja feita “fora da caixa”. E estas áreas têm até nome: são as chamadas “break out space”, para pequenas discussões, onde todos os participantes ficam à vontade para contribuir.
E as salas fechadas, compostas por uma mesa grande e cadeiras ao redor vão continuar a existir? Sim, vão continuar existindo para reuniões mais informais e confidenciais. No entanto, até estas salas podem ter um toque mais humanizado.
Na verdade, tudo vai depender de cada empresa. É por isso que o projeto corporativo deve ser tão personalizado! Cada tipo de negócio tem uma demanda e ao criar espaços estratégicos para a sua equipe, a empresa estará dando um passo à frente no mercado. Afinal, se os espaços forem feitos alinhados à forma de trabalhar das pessoas, elas respondem com motivação natural e produtividade. E isso é resultado positivo para o negócio!
O foco em conforto
Como mencionamos, é importante um “investimento estratégico” criando áreas atraentes aos profissionais para estimular o compartilhamento de ideias e conhecimentos.
Uma dica é criar espaços com sofás, almofadas, bancadas, pufes e arquibancadas. É um tipo de mobiliário que transmite descontração só de se olhar. Imagine fazer uma reunião em um espaço assim!
Hora de palestra!
O mundo corporativo também se desfez de algumas regras comuns no mercado e passou a proporcionar palestras durante o período de trabalho dos profissionais, mesmo sem um cronograma fixo. Líderes modernos consideram o horário de trabalho o momento cabível para aprender e ampliar os conhecimentos de todos.
Estrutura de um ambiente para reunião
As reuniões podem ser divididas por equipes, portanto as salas destinadas a este fim, não precisam de um ambiente amplo (novamente… dependendo da empresa). A tática também facilita a comunicação dos gestores e o entendimento ao conteúdo repassado.
Outro recurso é sair do padrão. Mesmo uma sala formal pode conter mobiliário mais despojado com o objetivo de atender um público maior em um mesmo espaço. Ou apenas deixar o clima mais leve durante a reunião.
Layout do mobiliário
Tudo vai depender do que a empresa quer incentivar nas equipes. Se o objetivo é estimular o dinamismo e a troca de opiniões, um local bem próximo das estações de trabalho pode ser interessante. Ou podem-se criar espaços para pequenas reuniões nos points de café. Se a empresa tiver um jardim externo, por que não fazer uma área para braimstorm*?
Criando o ambiente de reunião
Os projetos de mobiliário feitos pela RS Design fornecem, além dos móveis, consultoria completa e atualizada com as principais tendências do mundo corporativo. E colocar a sua empresa à frente das tendências é uma vantagem competitiva perante o seu mercado!
*Braimstorm: “tempestade de ideias”, é um termo utilizado para descrever reuniões nas quais muitas ideias são formuladas para depois serem lapidadas.