Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com o Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), mostrou que até o ano de 2020 as profissões de maior destaque no mercado brasileiro estarão ligadas ao ramo tecnológico. Das seis posições mais promissoras, duas estão ligadas à esse mercado.
A revista Exame e o portal Olhar Digital reuniram especialistas no assunto para criar uma lista com os futuros cargos mais procurados. O resultado, mais uma vez, demonstra a importância que o profissional de Tecnologia da Informação irá ocupar, num futuro próximo.
Abaixo, compilamos as informações sobre os cargos do futuro:
Gerente de marketing para e-commerce:
Em 2013, o comércio eletrônico movimentou cerca de R$31 bilhões, registrando alta de 29%, em comparação com o ano anterior. Dado que representa cerca de 3% de todas as vendas do varejo brasileiro. Em parte, o aumento desse número, que coloca o Brasil entre as primeiras nações em mercado de varejo virtual, se deve ao recente ingresso de gigantes do ramo, como a Amazon.com. Tudo isso contribui para que no futuro, o profissional voltado ao mercado de compras online seja mais requisitado e valorizado. É um profissional que precisa estar apto à gerência, desenvolvimento e implementação de estratégias que alavanquem a venda de produtos e serviços, garantindo melhor posicionamento da empresa e de seu site, no comércio online.
Gestor de Comunidades:
Também visualizado como o futuro “coordenador de mídias sociais”, esse profissional precisará atuar como interface entre as companhias e os consumidores, dentro das redes sociais (que só fazem crescer e se renovar), fóruns e blogs, monitorando a concorrência e identificando possíveis oportunidades de negócios. Isso porque atualmente, resultados demonstram que empresas que se preocupam e investem em suas “imagens virtuais”, criando, atualizando e administrando comunicações via redes sociais, estão colhendo frutos mais lucrativos e duradouros.
CIO (Diretor de Inovação):
Os futuros diretores de inovação terão o papel de interagir com funcionários de diferentes setores da empresa, no intuito de encontrar, idealizar e concretizar inovações provenientes da tecnologia.
Todas as empresas hoje aplicam recursos na área de TI. A medida que nossa sociedade se tornar mais digital, os gastos com a Tecnologia da Informação ganharão outra dimensão, precisando ser geridos e administrados de fora dos departamentos de tecnologia. Será aí, que o Diretor de Inovação irá atuar.
Especialista em Cloud Computing:
Atualmente, a maioria dos postos de trabalho requer conhecimento aprofundado em algum segmento tecnológico. É assim nas principais multinacionais, e daqui em diante, essa tendência só irá aumentar. Tal exigência por conhecimento e agilidade fará com que mais armazenamento de dados nas nuvens seja necessário. Algumas estimativas, inclusive, dão conta de que o setor de cloud computing irá gerar, só no Brasil, o dobro de vagas de emprego a cada ano. Por isso, o profissional especializado na computação na nuvem deverá ser responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos.