A busca por seus diferenciais competitivos está cada vez mais presente em empresas de diversos setores. A humanização nas relações com funcionários, clientes, fornecedores e com a sociedade é um modelo estratégico que há algum tempo está em foco.
O mundo corporativo possui, além da qualidade de seus produtos, outras obrigações como: preservação do meio ambiente; melhoria da qualidade de vida de seus funcionários e um excelente relacionamento com o cliente.
Fidelização de funcionários e clientes
Oferecer um ambiente de trabalho confortável, benefícios estimulantes, respeito a opiniões e iniciativas são estratégias. Empresas possuem o conhecimento que funcionários e clientes felizes geram mais resultados e produtividade. Isso é comprovado a cada ano na análise concorrida das “Melhores empresas para você trabalhar”, das revistas “Exame” e “Você S.A.”, que avaliam a excelência nos ambientes de trabalho e a melhoria constante na relação com os clientes finais, responsáveis por aumentar suas rentabilidades.
Valorização do ser humano
Muitas organizações, para otimizar o tempo de trabalho, optam por um diálogo com pessoas da mesma área, sentadas na mesma sala, realizado por e-mail ou Skype. Segundo o consultor Marco Vidon, investir em tecnologia é válido, mas “não podemos continuar pensando em pessoas como meros números, que se comportam de acordo com estereótipos pré-definidos, desprovidas de emoções e sentimentos próprios. As empresas precisam se humanizar”.
A valorização do ser humano, o respeito às necessidades e peculiaridades de cada pessoa e a busca pelo melhor de cada um são os princípios básicos para uma empresa se humanizar.
Redes sociais: Relacionamento Cliente x Empresa
As redes sociais promoveram grandes mudanças no relacionamento ‘’cliente x empresa’’. Essa ferramenta tem gerado a oportunidade de lidar diretamente com quem consome o produto ou serviço, criando um relacionamento importante e dando o retorno imediato, o que torna esses canais indispensáveis para quem tem como objetivo crescer no mercado e firmar-se nele. As redes sociais, de fato, são poderosas ferramentas de marketing de relacionamento.
Profissionalismo é muito importante, pois o fato de termos nossos clientes no Facebook não nos dá intimidade para qualquer brincadeira, já que a ferramenta apenas torna a relação menos formal. Cada vez mais, clientes estão optando por empresas com as quais se ‘’simpatizam’’.
Ofereça um excelente atendimento, acompanhe todos os avanços que crescem no ambiente online e ditam um novo ritmo e, enfim, permita que a sua empresa faça parte desse contexto.