No post anterior falamos sobre como é importante para nosso bem-estar ter a natureza ao nosso redor. O cérebro entende qualquer elemento da natureza (mesmo que seja uma paisagem num painel), como positivo e libera hormônios que são altamente favoráveis ao conforto físico e mental.
E da mesma forma que a natureza nos faz bem, principalmente quando ficamos horas e horas dentro de um escritório, é mais do que nosso dever fazer o bem para a natureza.
É o ciclo da vida e as empresas devem propagar este ideia para todos os seus profissionais. A sustentabilidade não é mais um conceito ou uma ideia, é uma questão de postura diante da vida no planeta.
Trata-se de uma atitude positiva perante consumidores que estão cada vez mais avaliando as empresas com relação a esta questão.
As marcas que se posicionam mostrando atitudes de sustentabilidade, consciência ecológica e trabalhos realmente práticos em prol da natureza e sociedade, ganham a simpatia de consumidores que, muitas vezes, se tornam fãs de determinada empresa.
Algumas das maiores empresas do mundo apresentam práticas sustentáveis em todo o processo de produção e serviços, como a Adobe em São Francisco-EUA (no Vale do Silício) que possui um prédio totalmente sustentável, com produção de horta própria, geração de energia solar, materiais totalmente recicláveis em todo o projeto. Esta é uma visão de empresa que associa sua marca com a vida no planeta, mostrando que cada um, em sua dimensão, pode e deve fazer muito pela natureza.
Como empresário, é importante ter a cultura e fazer ações de sustentabilidade, demonstrando primeiramente para seus colaboradores qual é a visão da empresa sobre este assunto e sempre apresentar esta informação em suas comunicações com o mercado, com muita veracidade.
A sustentabilidade não é apenas a questão do meio ambiente, e sim composta por um tripé: o Ambiental, o social e o econômico.
A conservação do meio ambiente é mais do que um conceito, é Lei que deve ser seguida por cidadãos e empresas.
O social deve estar englobado, garantindo ao colaborador condições adequadas de trabalho e que ele entre neste ciclo levando esta consciência sustentável para sua casa e comunidade.
E o econômico envolve a viabilidade da empresa, que com todas estas ações, precisa ser economicamente saudável para continuar fazendo ações de prevenção do meio ambiente, que ajudem no social… e assim continuar o ciclo!
O exemplo de uma empresa nacional que faz um ótimo trabalho de ações sustentáveis com boas práticas de comunicação é a Natura. “Para Natura, a sustentabilidade tornou-se parte indissociável do negócio — um princípio que a levou a desbravar fronteiras na Amazônia há quase 20 anos” – diz Luiz Seabra, um dos fundadores da empresa. Não é por acaso que a empresa ganha diversos prêmios sobre o trabalho sustentável, incluindo reflorestamento das regiões da Amazônia de onde extrai as matérias-primas para seus produtos, contribuindo para a prosperidade de comunidades pequenas e que vivem ao redor da mata.
Quando a empresa apresenta este perfil de sustentabilidade sólido e com ações realmente relevantes para a natureza, toda a cultura da empresa é voltada para esta conscientização. Quase não são necessárias campanhas internas para colaboradores sobre a coleta seletiva de lixo, menos impressões de papéis, uso consciente da energia elétrica, redução do uso de copos descartáveis, etc.
As pessoas entendem e assimilam a cultura de sustentabilidade da empresa, levando isso para a vida social, fazendo girar o ciclo da vida “sustentável”, o que garante qualidade de vida e de trabalho para todos os envolvidos.
A RS Design também está preocupada com o meio ambiente e em ajudar você a ter um espaço mais sustentável. Fornece mobiliário proveniente de uso consciente de reflorestamento.
Além disso, são produtos de alta durabilidade, o que evita a troca constante, permitindo um consumo consciente, além de ser o melhor tipo de investimento para a sua empresa.
E os projetos de mobiliário corporativo buscam sempre o melhor uso do espaço, garantindo o bom aproveitamento do local e da luz solar. Quer saber mais? Entre em contato conosco!