Quem nunca ficou cansado e com o pulso doendo, por passar horas e horas em frente a um computador, com o braço estendido sobre a mesa, enquanto movia o mouse? Infelizmente, o dispositivo que nos guia, em frente a máquina, é o mesmo que nos causa esse tipo de desconforto.
Por essa razão, um novo dispositivo chegou ao mercado com a proposta de revolucionar o sistema de comandos sensoriais: o Leap Motion, um pequeno sensor de movimentos, compatível com Windows e OS X, que permite o controle do computador através de gestos com as mãos, sem ter que tocar na tela ou no mouse. Ele chega com a banca, segundo sua fabricante, de ser cerca de 200 vezes mais preciso do que qualquer dispositivo semelhante, no mercado, capaz de detectar movimentos com uma precisão de apenas 0,01mm.
Vale a pena?
Como vantagem, para ser usado como substituto ao mouse, o aparelho apresenta características como capacidade sensorial alta, que reconhece todos os dedos de ambas as mãos, de forma rápida, e permite movimentos e transições com precisão diferenciada. Isso significa dizer que se você sofre com desconfortos na mão e no punho, pelo uso excessivo do mouse, o Leap Motion pode ser uma boa alternativa. Seu design elegante e compacto pode substituir o antigo gadget de forma quase idêntica, na sua mesa de escritório, com o ganho de não possuir longos fios conectores e raramente sujar – o que facilita, inclusive, a sua higienização, diferente de um mouse tradicional.
Conta contra o Leap Motion o fato de, por vezes, a adaptação do usuário ao seu sistema de comando sensorial ser difícil, principalmente para aqueles menos habituados a tecnologias do tipo. Também pode ser de se estranhar a alta sensibilidade do aparelho, que chega a incomodar e dificultar o manuseio e clique em ícones na tela, por exemplo.
Sua compra é recomendada para aqueles abertos à inovações do mercado, com tempo e disposição para adaptar-se às peculiaridades do aparelho ou que, por diversos motivos, como os citados no começo do artigo, não querem nem podem mais fazer uso de um mouse tradicional.