Limite entre amizade no trabalho

Dicas para seu escritório

O limite da amizade no trabalho

Pequenos gestos e boas maneiras são quesitos que regem a nossa sociedade para uma convivência harmônica e agradável independente do âmbito. No profissional, por exemplo, algumas atitudes são indispensáveis já que você irá conviver, diariamente, com pessoas. E já sabemos que a convivência entre seres humanos é um grande desafio, principalmente no ambiente profissional. Em contrapartida, há a possibilidade de fazer e cultivar boas amizades, porém, existem limites que devem ser postos entre as relações. Pequenos gestos podem tornar a convivência mais pacífica e agradável:

1. Educação e cordialidade

Você se lembra, há muitos anos, quando nossas mães nos ensinaram algumas palavrinhas mágicas? Pois é. Ao chegar ao ambiente de trabalho, é essencial cumprimentar a todos. Ao cometer algum erro, ser humilde, reconhecer e pedir desculpas. ‘’Por favor’’ e ‘’obrigado’’ não matam ninguém e mudam totalmente o efeito em uma conversa.

2. Saiba ouvir

Não há problema algum em gostar de conversar, argumentar e ter muito assunto para falar, mas algumas pessoas não têm o hábito de ouvir. Ouvir o chefe, o colega, a moça da limpeza ou quem quer que seja. Ter a humildade de ouvir o próximo é uma virtude.

3. Postura

A postura em nada se assemelha à robotização de seres humanos no ambiente profissional. Momentos de descontração são saudáveis e tornam a convivência mais tolerável, mas jamais esquecer que existem limites e que trabalhar com bom senso é imprescindível. A postura é essencial para a imagem do profissional, bem como para sua carreira.

As relações interpessoais, no âmbito profissional podem acarretar em fortes vínculos e amizades para a vida toda, porém devem ser estabelecidos limites. Há uma série de regrinhas que devemos seguir para evitar desentendimentos que implicam em sérios problemas na jornada de trabalho.

Atenção à intimidade

Ser seletivo e saber exatamente com quem está falando, pode evitar situações constrangedoras para ambos. Mantenha a discrepância de sua vida pessoal e estabeleça limite entre a relação que você mantém com os demais, pois nem todos estão dispostos a ouvir seus problemas ou, sequer, ajudá-lo a solucionar.

Pessoal x Profissional

Talvez, para muitos, este seja o quesito mais desafiador. Imagine que você acaba de passar por uma das experiências mais traumáticas de sua vida e em seguida tem de trabalhar. Se você lida, por exemplo, diretamente com o público, sua expressão facial abatida ou negativa, em hipótese alguma, deve transparecer. Temos de deixar os problemas em casa e manter o equilíbrio emocional no trabalho. Esta separação implica também na relação entre funcionários e chefes. Ao receber um feedback negativo, não levar para o lado pessoal, pois é uma consequência de suas atitudes como profissional e não como pessoa. Assim como se deve deixar os problemas em casa ao por os pés na empresa, ao sair desta, faça o mesmo. Saiba separar!

Comportamento

Você está em constante observação enquanto desempenha seu papel dentro de uma empresa. Seu comportamento determina como você será tratado por seus colegas, por seu chefe e pelos demais e implica, também, se você permanece na empresa ou não. A postura é essencial bem como a discrição.

Fazer amigos é ótimo, todo mundo gosta e não há nada de errado nisso. Melhor ainda é se policiar quanto às relações e estabelecer limites. Fique atento!

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