Embora haja muita discussão sobre a importância de priorizar a luz natural em diversos ambientes, pouco se fala sobre os benefícios reais que ela pode trazer.
Neste post, vamos explorar como a presença de luz solar pode transformar a qualidade de vida das pessoas em um escritório e, consequentemente, afetar outros aspectos de suas vidas.
Confira, a seguir, quais são as 5 maiores vantagens promovidas pela iluminação natural!
A Luz Natural melhora a saúde física e mental
Garantir a entrada da luz natural por portas, janelas e claraboias do escritório faz com que as pessoas presentes no espaço se sintam mais dispostas e alerta.
Além disso, de acordo com alguns estudos, a iluminação solar tem impacto direto no cérebro, melhorando o humor.
Por outro lado, sua ausência está diretamente relacionada a quadros de depressão, como pode ser observado em muitos países aonde grande parte do ano o sol não aparece.
Promove conforto térmico
O investimento em iluminação natural ainda permite que o escritório permaneça sempre em uma temperatura ambiente e, normalmente, com ventilação também natural.
A partir dessas condições, o conforto térmico é promovido, garantindo, inclusive, maior bem-estar devido à sensação de contato com o meio externo e aumentando a motivação.
Economiza recursos
Quando a empresa estimula a entrada da luz natural no escritório, muitos recursos são poupados, tanto financeiros quanto ambientais.
É possível, por exemplo, economizar energia elétrica, com menos lâmpadas acesas e ventilador ou ar-condicionado ligado, já que a ventilação natural também é facilitada onde há boa passagem de luz solar.
Além disso, a sustentabilidade é um tema que tem cada vez mais relevância e colocá-la em prática traz benefícios incalculáveis não só ao Planeta, mas à imagem da sua marca diante do mercado.
Estimula a produtividade
Diante de todas as vantagens que vimos até aqui, não surpreende saber que a luz natural estimula a produtividade, não é mesmo?
Afinal, profissionais mais saudáveis, dispostos e motivados, obviamente, conseguem ter mais foco, concentração e, com isso, produzir mais e melhor em menos tempo.
Regula o organismo
A luz (ou a falta dela) é um elemento-chave no processo do sono. Isso porque, a melatonina, o hormônio responsável por “avisar ao corpo que é hora de dormir”, depende da escuridão para ser produzida.
Dessa forma, “treinar” seu organismo para estar desperto durante o dia, na presença da luz natural, ajuda a sentir cansaço à noite, quando realmente for a hora de dormir.
Com a exposição à luz natural, você conseguirá um impacto positivo na regulação do ritmo circadiano, que é o ciclo de 24 horas que regula os processos biológicos do corpo, incluindo o sono e o humor.
Além disso, as luzes artificiais cansam os olhos quando ficamos submetidos a elas durante longas horas, fazendo parecer que estamos com sono fora do horário.
Conheça as particularidades da sua empresa
Embora seja fundamental adotar estratégias capazes de promover a entrada da luz natural no escritório, também é importante que você conheça a dinâmica do seu negócio.
Ou seja, é preciso entender qual o porte da empresa, o perfil dos colaboradores, o tipo das atividades, as possibilidades de layout e assim por diante.
A partir daí, é hora de implementar as mudanças: escolher cortinas fáceis de abrir e fechar, dar preferência por Divisórias de Vidro, que permitam a passagem da luz natural, melhor posicionamento possível dos móveis, etc.
O ideal é contar com o suporte de uma empresa especializada em projeto de mobiliário, a fim de identificar quais são as melhores soluções para o seu espaço, considerando a cultura da empresa, os objetivos e as perspectivas.
Portanto, conheça a RS Design e conte com quem é especialista no assunto!