Antigamente a principal preocupação de um empresário era o local de instalação da sua empresa. Hoje em dia, no entanto, preocupar-se apenas com a localização física do seu negócio já não é o bastante, é importante considerar o “espaço virtual” que sua empresa ocupa ou pode ocupar na internet.
Aliás, a internet e a sua disseminação tornou a presença virtual tão importante quanto à física. Pensando nisso, nós, da RS Design, preparamos um breve texto no qual tratamos da importância do digital marketing ou online marketing, ou como nós brasileiros chamamos “marketing digital” para empresas que desejam prosperar no mercado moderno, aumentando a presença virtual. Confira!
Por que investir em marketing digital?
Pelo simples fato de que nos dias atuais, a grande maioria das pessoas utiliza a internet para quase tudo, seja para buscar informações a respeito de um serviço ou de uma empresa com a qual pretendem fazer negócio, ou ainda sobre um produto e depoimentos de outros consumidores, ou notícias, ou tantos assuntos mais. Por conta disso, empresas que não possuem presença virtual significativa não apenas podem ser consideradas antiquadas, mas também imprudentes, já que estão colocando o futuro do seu negócio em risco.
Como posso trabalhar minha marca online?
Se o seu objetivo é aumentar (ou melhorar) a presença virtual de sua empresa e marca, existem diversas vias de ação que podem ser tomadas. Algumas das mais relevantes são:
Desenvolva um site moderno e amigável: nos dias atuais, possuir um site com design gráfico moderno, intuitivo e fácil de navegar é absolutamente essencial, pois esse será, possivelmente, o primeiro contato de muitas pessoas com a sua marca, sendo importante mostrá-la, conceituá-la e diferenciá-la no mercado.
Ao desenvolver o seu site, não economize e aposte em tecnologias modernas, como o sistema responsivo de visualização e o HTML5, que tornam as páginas muito mais leves, fáceis de carregar e visualizar.
Invista em Google Adwords: uma das melhores formas de ampliar a presença online de sua empresa é investir em palavras patrocinadas, chamadas de “adwords” pelo Google. Sabe quando você pesquisa algo na internet e alguns links aparecem em destaque, na parte superior da sua página? É disso que estamos falando. Trata-se de uma ferramenta simples e relativamente barata (dependendo do segmento de atuação), que é capaz de aumentar consideravelmente sua presença virtual. Se tecnologia não é o seu forte, o Google coloca gratuitamente à sua disposição um técnico que lhe guiará por todas as etapas do processo. Ou contrate um especialista sobre o assunto para desenvolver uma campanha específica para seus produtos ou serviços.
Crie redes sociais: ferramentas como Facebook, Instagram e Pinterest têm mostrado uma capacidade excepcional de aproximar uma marca de seus clientes. Uma das grandes vantagens dessas plataformas é a capacidade que elas tem de humanizar a empresa, aproximá-la de seu público e dinamizar a divulgação de notícias e novidades. Por esse motivo, é cada vez maior o número de empresas que estão apostando em tais ferramentas.
Procure desenvolver um conteúdo que seja atrativo para seu público, sem ser invasivo ou cansativo. Lembre-se, não se mostre “interesseiro” e sim “interessante”.
Gere conteúdo: seja em um blog, nas redes sociais, em e-mail marketing para o seu público engajado. O importante é você mostrar o quanto você entende do assunto do seu negócio, sem ser exagerado na frequência. As pessoas vão começar a sentir simpatia pela sua marca, interesse e atração. Este é o melhor ciclo do “inbound marketing” ou marketing da atração, no qual as pessoas vão até você, porque já se identificaram com o conceito da sua marca.
Aumente a sua presença mobile: pesquisas realizadas recentemente indicam que um número cada vez maior de pessoas acessam a internet por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Por conta disso, é essencial investir na criação de um site que possua bom suporte para esse tipo de dispositivo; não basta apenas converter o site oficial, é preciso criar um site mobile, que seja pensado especificamente para funcionar bem em dispositivos que possuem telas menores. Fora isso, vale a pena criar um aplicativo dedicado, que será capaz de oferecer as pessoas uma experiência muito mais imersiva, criativa e prazeroso de navegação.
Se você vai fazer, faça corretamente
Se você pretende aumentar a presença virtual de sua empresa, tenha consciência de que isso não é algo que deva ser feito de forma amadora.
Se você criar pontos de contato virtual, como um site ou uma rede social, por exemplo, saiba que você precisará estar constantemente monitorando o que acontece e respondendo as solicitações que aparecem com a maior rapidez possível.
Muitas pessoas preferem utilizar a internet justamente por ela ser mais rápida, prática e intuitiva que outras formas de contato, portanto é importante que você não decepcione nesse quesito.
A RS Design torce pelo sucesso do seu negócio
Estas são apenas algumas dicas, procure se aprofundar no assunto. Converse com pessoas experientes no mercado e principalmente, invista mensurando bem os resultados.
Assim, você conseguirá entender o que está funcionando para o seu tipo de negócio. Para algumas empresas o Instagram é fundamental, para outras o Facebook conversa melhor com o público.
E se precisar aumentar o seu escritório, remanejar o mobiliário, fazer novas configurações de layout’s para atender as equipes, um novo projeto de mobiliário corporativo, pode contar com a RS Design. Nós estamos torcendo para o seu sucesso e acompanhamos o crescimento da sua empresa!