Trânsito pesado, horas dentro de um carro, tempo que poderia ser aproveitado para produzir, descansar ou estudar. Neste cenário, sabendo que o tempo é um dos melhores recursos que se possa ter, o home office vem ganhando cada vez mais espaço.
Muitos buscam trabalhar em casa, garantindo assim um maior conforto e tempo disponível. Mas trabalhar em home office requer alguns cuidados, principalmente no que se refere a montagem de seu espaço de trabalho. Por mais que seja montado em casa, o home office precisa ter uma atmosfera a mais profissional possível. Improvisar pode fazer você perder em produtividade e conforto.
Você precisa prezar por seu espaço, para que ele seja exclusivo, agradável e, principalmente, funcional. Quem trabalha em home office e não tem seu espaço, acaba trabalhando em vários lugares, perdendo coisas, não conseguindo se concentrar e o resultado disso é perda de produtividade. Assim, alguns detalhes têm de ser seguidos para que o seu home office seja funcional e agradável.
- 1. Escolha o local com cuidado: você não precisa de um local enorme, mas precisa que ele suporte você, os móveis e os equipamentos que você precisar. Indicar um tamanho é difícil, porque cada tipo de atividade tem uma exigência de espaço diferente. Como na grande maioria dos casos as pessoas vão utilizar um espaço que já existe na casa, o segredo é potencializar o local. Se ele for pequeno, use o estritamente necessário, ou tenha um outro local para guardar documentos, por exemplo. Caso seja muito grande, você pode usar uma divisória e ter um espaço inteiramente seu. O segredo aqui é ter um local onde você consiga se concentrar, sem interupções.
- 2. Escolha os seus equipamentos: algumas atividades para serem feitas em um home office precisam apenas de um computador ou notebook e um telefone. Algumas, nem isso. Basta um computador com acesso a internet e nada mais. Outras irão precisar de muitos equipamentos. Sabendo dos equipamentos que você vai precisar, fica muito mais fácil organizar o espaço, colocar tudo em ordem e manter o que você mais precisa para seu trabalho ao seu alcance. Além disso, você precisa de equipamentos que supram as suas necessidades. Por exemplo, se você é um designer e utilizava o computador da empresa para trabalhar, precisará de um computador no mínimo similar, para não perder em desempenho. Além disso, escolha móveis que deem um visual agradável ao seu local de trabalho e que o deixem funcional.
- 3. Procure isolamento: salvo raras exceções, as pessoas tem dificuldades de se concentrar, se estão em lugares barulhentos ou muito movimentados. Por isso, escolha um local onde você consiga manter-se focado e não vai ser interrompido a todo momento. Caso more sozinho, este caso já não chega a ser um problema para você.
É muito importante salientar que, apesar do ar informal, o home office é só uma extensão do seu trabalho. Por isso ele precisa ser profissional, para que você consiga continuar rendendo o que é esperado do seu trabalho.