O minimalismo, conceito que envolve o mínimo necessário (se possível com peças de design), também está sendo utilizado nos ambientes corporativos.
Podemos dizer que o minimalismo é uma “filosofia de vida” que defende que menos, muitas vezes é mais. Por meio desta filosofia procura-se viver uma vida sem excessos; para tanto, cria-se ambientes que tenham um visual “clean” (limpo, em tradução literal) e leve, com o mínimo de decoração e objetos supérfluos.
Veja abaixo como o minimalismo pode ser aplicado no universo corporativo, considerando um alinhamento com a cultura e a imagem da empresa ao desenvolver o projeto para o escritório.
Móveis “clean”, com linhas retas
Uma maneira bem assertiva de colocar o minimalismo no escritório é apostar em móveis simples e angulares, sem muitos detalhes e decoração em sua estrutura.
Além de deixar o ambiente com aparência bem organizada, com ótimo visual estético, além da facilidade de limpeza que também é uma vantagem.
Máxima assertividade
O minimalismo prima por evitar excessos, aproveitando ao máximo o espaço e recurso disponíveis.
Desta forma, o projeto de mobiliário corporativo totalmente fundamentado neste conceito é imprescindível para um resultado satisfatório.
O aproveitamento do espaço será tão importante quanto os espaços vazios e as áreas para circulação. O resultado deverá ser um visual limpo e funcional.
Tons claros
Antigamente a maior parte das pessoas preferia uma decoração mais sóbria, com tons escuros e muito madeiramento.
Atualmente, para se ganhar em claridade, organização e sensação de bem-estar, as cores preferidas para o mobiliário são tons claros, como o branco, off white, tons neutros de madeira ou cinza claro. São cores, que deixam tudo mais aparente e até ajudam a reduzir a necessidade de iluminação artificial no ambiente, com ganhos de custo para a empresa.
Ambientes compartilhados
Muitas empresas têm apostado na criação de ambientes compartilhados em seus escritórios, sejam eles estações comunitárias de trabalho ou espaços para lazer, confraternização e descompressão.
Estes ambientes são ótimos para fazer com que as pessoas recarreguem a energia para continuar os desafios no trabalho. E mesmo nestas áreas pode-se criar esse tipo de ambiente minimalista, utilizando um número consideravelmente menor de paredes e divisórias, o que ajuda o espaço a ficar mais amplo e leve.
Detalhes embutidos no mobiliário (ou inexistentes)
A maior parte das pessoas considera os puxadores de um móvel um detalhe pequeno e insignificante. A verdade, no entanto, é que eles podem ter um impacto considerável na decoração de um ambiente. Assim como a fiação de rede e elétrica que precisa circular pelas mesas e Estações de Trabalho.
É fundamental que o mobiliário seja desenvolvido para escritório, com passagem adequada de cabeamentos por meio de calhas e caixas de conectividade.
Fale com a RS Design
Se você deseja incorporar o minimalismo ao seu escritório, não deixe de buscar o auxílio da RS Design. Queremos fornecer o mobiliário adequado, da forma adequada para a sua equipe produzir bem e sua empresa crescer.