Os escritórios “open space” começaram a ser construídos na década de 90, na França. Pouco a pouco, ganharam espaço e foram adotados por diversas empresas. No geral, podem ser descritos como ambientes sem divisórias, nos quais os colaboradores trabalham lado a lado.
A ideia inicial era a de reduzir os custos, otimizar os espaços e, ao mesmo tempo, proporcionar maior interação da equipe. Contudo, depois que esse tipo de espaço passou a ser mais usado, alguns inconvenientes passaram a ser notados. O maior deles é o barulho!
E não é difícil imaginar como isso acontece. Muitas pessoas, em uma mesma sala. Enquanto uma arrasta a cadeira para se levantar, outra atende ao telefone e uma terceira assiste a um vídeo. Imagine 50 pessoas, em um mesmo espaço e, cada uma delas com uma atividade diferente. O barulho é inevitável.
O que fazer para minimizar esse tipo de programa nos espaços open space? Confira dicas!
Open space com projeto de mobiliário
Um dos cuidados necessários, para quem quer minimizar o barulho nos escritórios open space, é ter um bom projeto de mobiliário. A disposição certa e a reorganização do espaço devem ser realizadas de acordo com as atividades exercidas. Afinal, são diferentes as necessidades de uma equipe de marketing e uma de recursos humanos, por exemplo.
Além disso, um armário colocado em um bom lugar pode ajudar a minimizar o barulho ou até levar mais privacidade para esse tipo de ambiente.
Pisos, forros, divisórias e muito mais
Carpete no escritório sempre foi um atenuador de ruídos e atualmente voltou a estar no foco de atenção, pois está sendo produzido com tecnologia antibacteriana, além disso, “absorve” as moléculas de poeira e permite que o ar fique mais limpo. É claro que é importante um bom programa de higienização e hoje existem produtos ótimos para isso. O que queremos dizer é que aquele pensamento de que carpete é mais suscetível à ácaros é coisa do passado, portanto é uma ótima opção de piso para escritórios que querem oferecer maior conforto acústico para as pessoas.
Outros elementos também podem ser utilizados como recursos para amenização dos ruídos, como forros de diversos tipos, inclusive como elementos de design na decoração.
Atualmente existem forros de diferentes materiais, formas e tipos de atenuação. Vale muito consultar uma empresa especializada no momento de composição do projeto corporativo para o alinhamento da funcionalidade com o design no projeto.
No momento de desenvolvimento do projeto corporativo, a criatividade pode ser utilizada para utilização de placas de amenização de ruídos de diversas formas.
Em casos nos quais o barulho for muito intenso, é indicado pensar em divisórias. As Divisórias de vidro podem ser uma boa opção, pois continuam dando a sensação de amplitude no ambiente, permitem que a passagem de iluminação ocorra e ocupam pouco espaço.
Impressoras
Esse tipo de maquinário faz barulho e incomoda a equipe, portanto o ideal é que fique numa área específica, com total tratamento acústico. Estamos falando de escritório com muitas pessoas, no qual um espaço reservado para impressoras funciona bem para redução de ruídos, mas se a sua empresa for pequena, outras soluções podem ser pensadas. Por isso é tão importante um projeto de mobiliário corporativo específico para o seu caso, com soluções personalizadas.
Se pensa em remanejar o seu escritório, conte com a RS Design. Tudo será analisado e pensado para o “seu caso”. Entre em contato conosco!