Cada pessoa trabalha e impõe metas a si mesmo de forma diferente, portanto, existem horários, objetivos e maneiras de executar as funções para cada trabalhador.
No entanto, embora existam todas essas diferenças e particularidades, uma coisa é certa: é necessário que o tempo de trabalho seja extremamente organizado.
Conheça seu ritmo
Algumas pessoas trabalham melhor em certos períodos do dia, o que significa que nem sempre a produtividade vai estar muito alta durante todas as horas de trabalho. Por isso é importante que você saiba em que período sua eficiência é maior.
Caso você ainda não tenha esse conhecimento, descubra, só assim a organização de seu dia será bem aproveitada.
Se você é uma daquelas pessoas que trabalha muito bem de manhã e depois do almoço sente aquela preguiça, aquela languidez, aproveite as primeiras horas do dia para realizar as tarefas mais urgentes e/ou que exijam mais perspicácia e cuidado, deixando o restante para a parte da tarde.
Agora, se o seu caso é o contrário e o sono é seu maior inimigo durante a parte das manhãs, aproveite esses momentos mais cedo para organizar-se, realizar tarefas que exigem menos urgência e que sejam mais fáceis, assim, após o almoço, você terá energia renovada para as tarefas mais difíceis e com prioridade maior.
Para esse caso ainda, existe também em alguns lugares, a possibilidade de mudar o período de trabalho, o que pode ser muito útil se bem aproveitado. No entanto, como são poucas as empresas que oferecem esse tipo de oportunidade, é necessário saber trabalhar em todas as horas do dia, independentemente do período do dia ao qual você se adapta melhor.
Liste!
O primeiro passo para começar um bom dia de trabalho é fazer uma pequena lista no computador, na agenda, no email ou aonde achar melhor. Coloque tudo o que deve ser produzido durante o dia em ordem de prioridade.
Embora isso possa levar certo tempo, com uma lista dessas o seu trabalho será muito mais fácil, e você não perderá tempo com a desorganização de suas tarefas.
Aproveite seu tempo
Distrações são inevitáveis. Um copo que cai, uma caneta que falha no pior momento, aquela conversa no escritório e os alertas do celular são alguns exemplos de problemas que podem tirar em um segundo o seu foco de tudo o que estava fazendo.
A dica aqui é ignorar os que forem possíveis. Foque toda a sua atenção e energia em suas tarefas, assim você aproveitará melhor seu dia de trabalho e não atrasará nada por falta de atenção, além de evitar diversos erros que poderiam ocorrer durante a realização de certas demandas.
Faça o melhor uso de seu tempo com as dicas da RS Design!