Podemos considerar que uma marca só consegue ser reconhecida pela sua identidade. As grandes empresas possuem a identidade da marca muito bem definida e trabalhada perante o seu público-alvo, portanto a padronização de materiais de comunicação e de linguagem com o mercado é muito importante. Esta padronização se estende ao mobiliário corporativo.
Como padronizar o mobiliário corporativo?
Em uma empresa, todos os ambientes devem ter uma linha harmoniosa de mobiliário, compondo salas executivas, áreas de staff, salas de reuniões, etc. A padronização deve incorporar:
- Cores;
- Padronagens de madeira;
- Modelos dos mobiliários;
O design de interiores dos ambientes deve ter uma mesma linguagem. Isso não quer dizer para frear a criatividade!
Uma sala poderá ser composta por cores diferentes ou até modelos de cadeiras/móveis diferentes, por exemplo. Isto, aliás, é o que caracteriza um projeto bem feito e personalizado, no qual tudo é feito com propósito, demonstrando muito profissionalismo a quem visitar a empresa.
De fato, a “linguagem visual” do mobiliário deve ser mantida em todos os ambientes, e em outras unidades, se houver. Além disso, o mobiliário corporativo deve sempre contemplar o crescimento da empresa.
Quando forem necessárias novas posições de trabalho, o mesmo padrão de mobiliário deverá ser mantido. Por isso é tão importante adquirir mobiliário de uma empresa sólida, pois o fornecimento da mesma padronagem de mobiliário estará garantido.
Ao adquirir estações de trabalho para as áreas administrativas, por exemplo, devem-se sempre considerar novas posições de trabalho. Isso desde o projeto, prevendo o espaço a ser ocupado por mais pessoas. A empresa pode optar por já montar os móveis destas futuras posições ou adquiri-los futuramente, sendo do mesmo modelo já instalado.
Um bom mobiliário corporativo já é desenvolvido prevendo montagens e desmontagens de posições de trabalho.