Por onde anda a Mesa de Escritório?

Dicas para seu escritório

Para os empresários que precisam fornecer um mobiliário adequado ao seu time, hoje vou falar de mesas de escritório.

É claro que as cadeiras de escritório são importantíssimas e indico este artigo para você saber mais, basta clicar aqui.

Mas agora, vamos falar da mesa e do seu papel no escritório moderno.

Os escritórios estão mudando e o mobiliário também

Antigamente, era muito comum cada pessoa ter a sua mesa de escritório. Tudo muito fixo, sem alteração, um layout bem travado para qualquer tipo de mudança. Neste tipo de escritório eram muito utilizadas mesas individuais, com armários pessoais ocupando muito espaço. Muitas empresas ainda adotam este modelo de layout, mas isso vem mudando e a os novos tempos pedem transformações!

Mesmo bem antes da pandemia, já havia uma grande tendência de espaços mais flexíveis, sem postos fixos de trabalho, onde as pessoas podem escolher onde e de que forma querem trabalhar. A pandemia acelerou a necessidade de mudança nos escritórios, fortalecendo a criação destes espaços mais flexíveis, que permitam rápidas mudanças conforme as necessidades de cada momento.

Neste tipo de escritório são muito utilizadas as estações de trabalho modulares, sem armários. Normalmente existem lockers no local, onde as pessoas colocam seus pertences e escolhem um ponto na estação para trabalhar.

Área para atividade de alta performance com mesas na forma de estações de trabalho modulares, cadeiras ergonômicas e lockers. Mobiliário RS Design.

Nos ambientes mais flexíveis também podemos encontrar áreas para atividades colaborativas com pufes, sofás, banquetas, etc. Tudo para criar um clima mais descontraído, instigando a interação entre as pessoas.

Área flexível que permite modificação da disposição de mobiliário. Ideal para atividades colaborativas. Apresenta mesa de reunião com caixa de conectividade e calhas para cabeamentos. Mobiliário RS Design.

Aí você pode perguntar, mas onde foram parar as mesas de escritório?

Elas estão em todos os lugares!!! Só que numa linguagem diferente.

Atualmente os espaços estão sendo criados baseados no tipo de atividade das pessoas. Ou seja, se as pessoas precisam fazer algo muito compartilhado de uma maneira mais informal, um espaço de convivência pode dar conta do recado.

Agora, se a demanda for por uma atividade mais concentrada, que exija foco total, talvez uma sala com divisórias de vidro e mesa de escritório executiva, seja uma bela opção.

Sala com divisórias de vidro e mesa executiva, permitindo atividades mais concentradas, sem perder a amplitude de todo o espaço. Mobiliário RS Design.

Se a turma precisa exercer alta produtividade, em um ambiente totalmente ergonômico, lá vem as mesas na forma de estações de trabalho fazerem bem o seu papel, além das cadeiras para escritório ergonômicas com diversos tipos de ajustes ao corpo do usuário.

Tudo vai depender do propósito de cada tipo de atividade, de trabalho, de negócio e do objetivo da empresa. É algo muito personalizado, percebe?

Mas não é porque estamos falando que a mesa de escritório está em tudo quanto é lugar que se pode usar qualquer mesa. Mobiliário corporativo foi feito e preparado seguindo normas técnicas para uso intenso e contínuo. Não adianta pegar aquela mesinha de jantar e colocar como mesa de reunião… sinto dizer, mas não vai funcionar.

O que funciona é mobiliário correto, produzido com material adequado e resistente, com caixa de conectividade e calhas para passagem de cabeamentos. Sabia que até a borda da mesa de mobiliário corporativo é regida por procedimentos adequados para não cansar o pulso dos usuários? Pois bem, no desenvolvimento do móvel de escritório tudo é pensado para quem vai ficar trabalhando um tempão nele.

Outro ponto muito divulgado por estudos atuais é a importância de movimentar-se no escritório. Tanto para a saúde física quanto mental. Este estímulo ao movimento deve ser previsto no projeto corporativo como um todo, fazendo com que as pessoas se desloquem dentro dos espaços, até mesmo trabalhando em vários locais diferentes num mesmo dia.

Este conceito de movimento estende-se ao mobiliário. Atualmente temos mesas com elevação de altura para que a pessoa trabalhe sentada e em determinados momentos, trabalhe um pouco em pé. Ou até mesmo faça uma reunião rápida em pé com um pequeno grupo. Tudo dinâmico, flexível e prático.

Mesa Eleve com elevação eletrônica de altura, que permite que o usuário trabalhe tanto sentado quanto em pé, favorecendo a movimentação durante as atividades. Mobiliário RS Design.

Viu como as mesas de escritórios continuam atuantes nos escritórios contemporâneos? Sempre com o conceito de adequação ao ambiente criado com base nas atividades. Alinhando com o objetivo da empresa e a forma de trabalhar das pessoas.

Ao pensar em criar espaços de trabalho para sua equipe, é importante pensar no que pode ser feito para melhorar o trabalho de todos. Saiba que pode contar com a RS Design para desenvolver o melhor projeto de mobiliário corporativo, bem personalizado, para o seu caso. Fale com a gente!

Lisandra Mascotto

* Lisandra Mascotto, da RS Design, é especialista em mobiliário corporativo, tem mais de 25 anos de experiência no segmento e atua com conceitos que estimulam conexões entre as pessoas, por meio do mobiliário, colaborando em projetos corporativos humanizados e funcionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp

Converse agora pelo Whatsapp

X
!

Problemas ao acessar o Whatsapp?

Se você teve algum problema com o redirecionamento, não se preocupe. Inicie o chat no Whatsapp agora mesmo clicando no botão abaixo!

(Caso tenha funcionado corretamente, favor ignorar esta mensagem).

Iniciar chat via Whatsapp

Continuar navegando