Hoje em dia, muitas pessoas, em busca de seu primeiro emprego, acabam dando mais atenção para as informações de seu currículo e acabam esquecendo outro ponto que pode ser decisivo no preenchimento da possível vaga: o comportamento na entrevista. Atualmente, os recursos humanos de diversas empresas implementaram técnicas psicológicas para ajudá-los na seleção dos candidatos. E é justamente por essa razão que este artigo está sendo escrito. Daremos, nas próximas linhas, algumas dicas de como se comportar perante um entrevistador.
Sejamos francos, não é uma missão das mais tranquilas, estar diante de uma pessoa que detém nas mãos a possibilidade de nos empregar ou não. Tal realidade nos deixa nervosos e expostos, e acabamos nos pressionando e nos preocupando em sermos os mais corretos possíveis. São nessas situações que acabamos tropeçando em alguns detalhes importantíssimos para a nossa tão desejada aprovação.
Vista-se corretamente e evite roupas que passem uma imagem negativa ao seu respeito: Dê preferência para roupas mais sérias e apresentáveis. Querendo ou não, a forma que nos vestimos diz muito sobre nossa personalidade e nosso comportamento.
Mantenha a calma e a tranqüilidade: Sabemos que para muitas pessoas é uma situação complicada e, praticamente, inevitável. No entanto, é preciso controlar a ansiedade e o nervosismo. Tente esquecer que está diante de alguém que pode lhe aprovar ou não, pense que está diante de uma pessoa como qualquer outra, mantendo uma conversa aberta e informal, sem deixar de mostrar respeito.
Seja educado: A educação é um dos cartões de visita mais apreciados, pela maioria das pessoas. Cumprimentar ao chegar à sala, se dirigir de forma respeitosa é extremamente importante. Esqueça palavras como: e ai, cara, mano e pense em apenas: senhor, com licença, pois não. Sabe aquele tratamento que toda pessoa mais velha nos cobra, pois é, eis o momento para utilizarmos.
Seja sincero: Fale a respeito de suas ideias (claro, quando sentir-se a vontade para falar), sobre sua maneira de trabalhar, mas cuidado para o desespero não dominar sua língua e falar mais do que realmente vá cumprir. Você pode até entrar na empresa, mas poderá não permanecer, quando a verdade vir à tona.
Seja humilde: Uma pessoa humilde demonstra facilidade no trabalho em equipe, além de deixar claro que disputas por lugares e posições não serão competidas, mas sim conquistadas, mediante aos esforços de cada um.
Sua postura também pode falar ao seu respeito: Portanto, observe-se, ande de cabeça erguida, com as costas retas, não se sente com as pernas abertas, não coloque os braços no encosto da cadeira e não se apoie na mesa de seu entrevistador. No término da entrevista, se despeça com um cumprimento, agradeça pela oportunidade e, boa sorte!