Seja para uma criança, um adolescente ou um adulto, se você passa muito tempo na frente do computador, os médicos já tem a recomendação na ponta da língua: ‘’Olho na postura!”. E esse cuidado é de extrema importância, não importa a situação.
Trabalhando no escritório
Quando o trabalho é realizado no escritório, deve-se atentar para aspectos mais básicos na hora de ajeitar a postura.
Evite aquela posição em que se fica quase ‘’deitado’’ na cadeira, ela faz com que todo o peso do corpo caia sobre a coluna lombar, além de causar possíveis dores no ombro e no pescoço.
A posição em que o corpo fica curvado para frente também não é recomendada, pois além da coluna ficar torta, os joelhos também não ficam na posição certa, causando problemas na circulação das pernas. Além disso, como o punho fica apoiado na mesa, pode causar dormência nos dedos da mão.
A postura correta para trabalhar no computador deve seguir certas recomendações:
- Os calcanhares devem estar apoiados no chão (melhor ainda se houver uma rampa de apoio) e os joelhos devem fazer um ângulo de 90 graus ou estarem pelo menos um pouco mais altos que o nível do quadril.
- Os cotovelos devem estar apoiados a todo o tempo. Se a cadeira não tiver braços, mantenha-os sobre a mesa.
- A região lombar deve estar sempre em contato com o encosto da cadeira. O quadril também deve estar sempre próximo ao encosto.
- O olhar deve estar apontado para o horizonte. Caso você tenha que olhar para baixo para enxergar o monitor em que está trabalhando, coloque alguns livros ou caixas para apoiá-lo e alcançar a altura desejada. Isso tudo faz com que a cabeça e o pescoço estejam relaxados, o que é essencial.
Trabalhando em casa
Sem dúvidas as recomendações apontadas acima servem para quem resolve trabalhar em home office. Mas também deve ser levado em conta o fato de que em casa, os erros na postura podem ocorrer com mais frequência, e o pior, podem ser mais graves ainda.
Quando estamos em casa, nosso local de trabalho não se resume a uma mesa com o computador, e nem sempre sentamos em uma cadeira de escritório própria para trabalhar por várias horas.
É muito comum entre quem trabalha em casa escolher sentar no sofá, deitar na cama ou escolher posições que julgue mais ‘’confortáveis’’ na hora de começar a executar as funções diárias, e logicamente essas não são boas opções quando o assunto é postura.
O vídeo abaixo mostra de maneira animada e prática as pequenas mudanças que você pode fazer em seus velhos hábitos para garantir uma postura saudável nas mais variadas situações.
Sentar-se corretamente faz bem para sua saúde, sua produtividade e evita problemas a longo prazo. Preserve-se!