Temida por uns, enaltecida por outros, a mesa de reuniões pode ser considerada um ícone institucional, onde uma série de decisões, cruciais para as empresas, são tomadas. É perante esse móvel (e sua sala, igualmente importante) que executivos e funcionários vêem suas ideias sendo acatadas ou rejeitadas, suas metas sendo estabelecidas, seus resultados sendo elogiados ou contestados e, em algumas situações, seus cargos se esvaindo…
Ao longo dos tempos, as mesas foram ganhando formas e construções melhor acabadas, a fim de comportarem mais integrantes e proporcionarem maior conforto e liberdade de expressão, pois é importante a participação de todos para propor uma ideia, sugerir uma solução ou justificar um questionamento, mesmo diante da pressão e da presença de superiores.
Contudo, por incrível que pareça, se impor perante esse ambiente, muitas vezes, intimidador, não é uma tarefa das mais complicadas se você se fizer valer de pequenas técnicas e comportamentos, que mostraremos a seguir.
Uma das principais técnicas para se sair bem à mesa de reuniões é alinhar a postura e o local a se sentar com discurso a ser apresentado. Parece difícil num primeiro momento, mas veja como é simples:
- Caso seu propósito inicial seja de fazer oposição e aparentar uma postura contraditória, o recomendável é sentar-se na cabeceira oposta ao seu chefe, mantendo certa distância, mas ao mesmo tempo mantendo o seu campo de visão aberto.
- Se a sua intenção é lançar ou propor uma nova ideia, algo que certamente trará polêmica, então, para ganhar confiança, posicione-se perto a uma das pontas da mesa (algo como uma cadeira antes). De preferência sentado diagonalmente oposto a um colega que partilhe da mesma opinião que você, para que encontre incentivo e conforto quando passar os olhos por toda a mesa, enquanto expõe suas ideias.
- Evite sentar-se nas pontas, propriamente ditas. Isso porque, quem senta nessa área, dificilmente é notado ou levado em consideração durante a reunião. Tal resultado se deve a localização afastada, que dá pouca voz de comando ou contestação. Além do que, é desconfortável para os outros membros da mesa se virarem, todos juntos, para prestarem atenção, caso seu intuito seja o de participar ativamente das decisões. Mas não quiser se fazer notar, esse é o lugar.
- Por fim, é fundamental chegar com certa antecedência para poder escolher, com calma, o lugar que sentará. Assim, é possível organizar seu material de apoio, revisar o que for preciso e, de preferência, deixar tudo de forma lógica e de fácil acesso, a fim de não ser surpreendido por pedidos inesperados. Além disso, é importante concentrar-se e ficar calmo, recebendo os colegas de reunião e prestando atenção em seus estados de espírito. Como estão preparados, como estão se comportando e se parecem prontos para a reunião. A partir daí, tudo vai parecer mais fácil!