Os escritórios compartilhados estão se espalhando pelo Brasil e motivos não faltam para isso. A possibilidade de ter um endereço comercial, um local para trabalhar e até para receber clientes, sem ter que manter um aluguel fixo, ajuda a diminuir muito os custos de manutenção da empresa.
Dessa forma, há vários profissionais autônomos e até colaboradores de empresas grandes (usuários do estilo home office) que estão preferindo usar o coworking. É por isso que, cada vez mais, os condomínios comerciais vêm dando espaço para os escritórios compartilhados.
Por que os coworkings estão em prédios comerciais?
O coworking oferece um espaço interessante para quem não tem um escritório físico, é um bom lugar para realizar parcerias. Afinal, lá se encontram pessoas de diversas áreas e novas ideias sempre podem aparecer.
E o prédio comercial já tem uma estrutura própria para atender este tipo de público. E agora, muitos vêm sendo transformados. O foco é proporcionar um ambiente descontraído e inovador.
Mesmo as áreas comuns do prédio estão seguindo este conceito de interatividade, convivência e dinamismo de ideias.
O que é importante num coworking
É fundamental um projeto de mobiliário corporativo bem planejado, que considere diversas áreas para atender a demanda das pessoas e de seus negócios.
Para os investidores, é importante perceber que a interatividade entre os usuários é uma das características almejadas. A possibilidade de conhecer pessoas de diferentes setores e ampliar a área de atuação é um atrativo importante para qualquer empreendedor.
Estes conceitos que falamos sempre aqui no nosso blog sobre escritórios humanizados, áreas informais, para compartilhamento de ideias e outras para atividades mais focadas… tudo isso é quase um padrão em coworkings. É só pensarmos que as pessoas que procuram este tipo de local para trabalhar estão buscando justamente isso, um espaço altamente moderno e interativo para estimular o trabalho.
Agora, é importante ir além e oferecer algum diferencial. Alguns coworkings oferecem aos clientes algumas palestras e até happy-hours para o grupo.
Vantagens de trabalhar em um coworking
No geral, as pessoas se sentem bem em locais que foram adequadamente planejados e que cumprem as funções de conforto visual, acústico, de climatização, entre outros.
Além disso, os coworkings são geralmente encontrados em áreas de fácil acesso, perto de metrô ou ônibus, facilitando o deslocamento até ele. Se o coworking estiver em um prédio comercial, o fator segurança também é muito bem-vindo. E ao optar por um escritório compartilhado é possível ao usuário pagar apenas a hora de uso, o que gera economia.
A pessoa não precisa se preocupar com mobílias, decoração ou cadeira ergonômica, pois o espaço já tem tudo isso. Sem contar que não precisa pagar contas de água, luz, internet, aluguel, entre outros, pois tudo será incluso (proporcionalmente ao uso) no preço.
O mesmo acontece com a limpeza do local. Ela também já está incluída no valor pago e ninguém terá que se preocupar. Assim, torna-se interessante para:
- Autônomos;
- Empresas em crescimento;
- Start up;
- Grandes empresas que contrataram pessoas temporárias e precisam de um local para elas trabalharem por tempo determinado, entre outros.
Está investindo em um coworking? Podemos fazer o projeto dos móveis. Entre em contato conosco!