Muitos sonham em juntar a aventura de uma viagem com os benefícios de construir um bom currículo, fluência em outros idiomas e, posteriormente, uma experiência no exterior.
Vale lembrar que entrar no mercado internacional não é uma tarefa tão simples, pois esses sonhos exigem planejamento e precauções para que o profissional possa chegar cada vez mais perto de conquistar a carreira fora do Brasil.
Dicas a seguir para a construção de uma carreira internacional
1. Pesquise sobre o país e o mercado de trabalho
É essencial se familiarizar com os nativos e com a cultura do local para onde você está indo. Informe-se quanto à empresa em que deseja trabalhar, bem como o cenário econômico em relação à área de atuação.
2. Só inglês basta?
Conhecer um terceiro idiota, além do inglês, faz toda a diferença para brasileiros que buscam carreiras internacionais. Muitas empresas, como a ONU, por exemplo, possuem idiomas oficiais (árabe, chinês, espanhol etc). Em muitas organizações, o inglês e o francês são obrigatórios.
3. Não confunda carreira internacional com intercâmbio
Você está em busca de uma carreira internacional para trabalhar, sendo assim, essa experiência deve ser levada de forma profissional. Evite comportamentos de quem parece estar apenas no local a turismo ou fazendo intercâmbio.
4. Seja flexível
Morar em outro país não é uma tarefa nada fácil, pois é necessário ter determinação para encarar as adversidades dessa experiência. Esqueça as reclamações e abra espaço para a adaptação.
5. Formação multidisciplinar
Se você já é uma pessoa especializada, deve continuar a se aprimorar e perceber a importância de dominar diversas áreas do conhecimento. Quem fica apenas preso no seu quadradinho de atuação se limitar e, consequentemente, possui menos chances.
Os profissionais da geração Y estão em constante transformação e aprimoramento, e uma carreira internacional é o grande objetivo de vida para muitos deles. Um sonho nunca é impossível quando se possui garra e determinação.