Definir a cultura organizacional da sua empresa é essencial para que o setor de RH possa trabalhar da melhor forma. É preciso que a equipe de recrutamento entenda bem qual o perfil da organização, para que possa encontrar candidatos aos cargos vagos, que se encaixem nele.
Mas afinal, o que é a cultura organizacional? Trata-se dos valores, estilos, formas de agir e maneira de trabalhar que influenciam na rotina de trabalho.
As empresas podem ter uma cultura inovadora, que focam na criatividade e flexibilidade. Nestes casos, os ambientes corporativos devem favorecer e fomentar a inovação em todos os cantos. Normalmente são criadas áreas mais informais, para que os profissionais se sintam bem à vontade em compartilhar ideias. É fundamental um projeto de mobiliário corporativo totalmente alinhado a este conceito.
Há também empresas com cultura estável, que valorizam o que é previsível. Apresentam muita tradição no mercado e querem ser valorizadas por isso. São empresas que, normalmente, valorizam pessoas com alta qualificação técnica, com poder de raciocínio lógico. Para estes profissionais, os espaços para trabalho focado são ideais, portanto o projeto corporativo deve estar alinhado a esta demanda.
Existem empresas bem “agressivas” no mercado, que são focadas em metas e precisam de colaboradores prontos para isso. Podemos exemplificar com empresas de e-commerce que a todo o momento estão medindo os resultados das ações voltadas aos consumidores. O ambiente corporativo deve ser o mais dinâmico possível e o mobiliário deve acompanhar esta movimentação toda.
Algumas empresas são muito orientadas para as pessoas e valorizam muito a ética e o comportamento. Neste caso, os relacionamentos devem ser valorizados no projeto, com espaços de convivência, por exemplo.
É importante traçar o “DNA” da sua empresa, que envolve, além da cultura, o momento da empresa, o pacote “missão-visão-valores” e a perspectiva futura. E a coerência com esta cultura organizacional, desde o projeto corporativo até a contratação de pessoal é fundamental para os resultados do seu negócio.
E por falar nisso, qual é a cultura organizacional da sua empresa?
Cultura de recrutamento na sua empresa
Imagine como se sentiria uma pessoa que trabalhou e tem o perfil de uma empresa de cultura inovadora, sendo contratada para uma organização de cultura agressiva.
Ela está pronta para buscar inovação, com reuniões de “design thinking*”, por exemplo, e de repente se depara com um meio em que a forte competitividade é o que impera. Será que esse colaborador se encaixaria na equipe?
Provavelmente não ou, se um dia chegasse a se enquadrar, demoraria bastante. É por isso que na hora de selecionar um novo profissional, o setor de RH deve estar atento à cultura da empresa.
Verificar como as pessoas trabalham, o que é cobrado, qual o foco das atividades, ajudará a encontrar um colaborador com um perfil que se encaixe no estilo de trabalho da organização. Isso fará com que os resultados alcançados sejam maiores.
Além da cultura
Como mencionamos acima, o alinhamento do perfil do candidato com a cultura da empresa é essencial para satisfação garantida de ambos (empregador e empregado).
No entanto, cabe ao RH observar, além das exigências do cargo (formação na área, experiência, cursos e habilidades) se a pessoa é flexível, com traços de adaptação à cultura da empresa.
Pode acontecer de um candidato vir de uma empresa com cultura totalmente diferente da sua, no entanto ele preenche os requisitos da vaga e demonstra um comportamento elástico e possivelmente entenderá a cultura da empresa, colaborando com o negócio.
Não se esqueça de que os novos contratados precisam ter o “lugar assertivo para trabalhar”. Tenha espaços adequados para cada tipo de atividade, com móveis ergonômicos e ambientes bem planejados. Precisa de ajuda para isso? A RS Design poderá colaborar!
*Design Thinking: geralmente, quando se ouve ou se vê a palavra “design”, ela é imediatamente relacionada a “desenho”. Contudo, seu conceito é muito mais abrangente: se você considerar que um de seus objetivos é melhorar a vida das pessoas, sua função vai muito além da estética. O design é também o responsável pela busca de soluções perfeitas para produtos e serviços. Fonte: Impacta