No mercado de trabalho atual, é comum que durante o processo de avaliação e entrevista de emprego, empregadores façam menção a dois tipos de “capacidades” que o candidato deve ter: Hard Skills e Soft Skills. A grosso modo, elas tratam das habilidades “pesadas” e “leves” que um profissional pode ter. Quais são elas, como são avaliadas e porque é importante tê-las, você verá adiante.
As “Hard Skills” são conhecidas como as habilidades fáceis de ensinar, identificar e/ou que podem ser facilmente quantificadas, num currículo por exemplo. Elas são comumente relacionadas com conhecimentos profissionais, ferramentas e técnicas que permitam ao profissional se qualificar e dominar, de forma mais segura, o seu ofício.
Ter boa digitação, escrita e leitura. Ter algum (ou muito) conhecimento sobre determinado software, determinado assunto ou trabalho em específico, contam pontos no seu currículo apenas para mostrar seus conhecimentos técnicos. Não que isso não seja importante, afinal é a sua qualificação para aumentar as chances de um novo emprego ou cargo melhor. É o primeiro impacto para qualquer recrutador, até um primeiro contato. Mas existem tantas “skills” para serem avaliadas. A questão é: quais “skills” fazem a diferença numa carreira?
É aí que entram as “Soft Skills”. Num caminho completamente diferente, elas fazem referência às capacidades muito mais subjetivas do que palpáveis, portanto bem mais difíceis de mensurar e avaliar. Não é por acaso que são conhecidas como “people skills” (habilidades humanas, numa tradução livre) ou “interpersonal skills” (habilidades interpessoais).
Elas estão ligadas ao modo com que um profissional se relaciona e interage com os outros. Podem ser consideradas a coleção completa de nossos comportamentos sociais, comunicacionais e operacionais, dentro do trabalho. São as habilidades que nos permitem uma melhor integração com o ambiente de trabalho. Isso significa que encontrar um candidato que possua as “Soft Skills” certas é a certeza de encontrar alguém que sabe a maneira correta de interagir com seus companheiros de trabalho, de construir sólidos relacionamentos profissionais e com a habilidade necessária para se adaptar e desenvolver soluções criativas e satisfatórias para os problemas.
São qualidades que, raramente, um currículo carrega e que são mais obtidas através de referências passadas, por exemplo. Seja como for, é bom que você se avalie constantemente para saber se possui as “Soft Skills”. Você vai precisar…