O modelo híbrido de trabalho consiste em mesclar o trabalho remoto e presencial. Sejam com equipes diferentes, ou seja, uma turma fica no escritório e outra turma fica no home office, seja uma mesma pessoa que pode trabalhar na empresa alguns dias da semana e em outros dias em casa.
Mas isso está gerando muitas dúvidas entre os empresários e colaboradores, pois ambos não estavam acostumados com este modelo de trabalho, na maioria dos casos.
Sabemos que o modelo de home office já estava sendo muito utilizado mesmo antes da pandemia, porém agora, as empresas estão tendo que reavaliar a forma de trabalhar em seus negócios para verificar o que vale a pena, fazer a gestão das pessoas no escritório ou em casa.
Tem surgido o consenso entre muitas empresas do modelo híbrido e os escritórios estão se adaptando a essa nova realidade. Veja algumas mudanças essenciais para que isso possa ser feito de forma produtiva e sem que a turma fique desmotivada.
Adequações feitas para atender ao modelo híbrido de trabalho
Veja algumas ações que estão sendo adotadas pelas empresas:
Avaliação do trabalho
O primeiro passo é fazer a avaliação para ver qual é a parte da equipe que pode atuar em modelo híbrido de trabalho. É fato que alguns precisarão voltar integralmente, enquanto outros poderão até seguir em home office. E outros ainda, poderão mesclar o trabalho presencial e remoto em dias estabelecidos na semana. No entanto, essa separação é necessária para definir como o escritório será adaptado para essa nova rotina.
Ajustes no ambiente
Com este rodízio de trabalho presencial e remoto, o espaço físico do escritório precisa ser adaptado para atender novas formas de trabalhar. Podem ser mudanças mais simples ou grandes transformações no projeto do escritório.
Importante levar em consideração o momento atual da empresa e perspectivas futuras, como as equipes estão trabalhando, o que elas precisam para se sentirem bem e produzirem melhor.
O que percebemos como tendências nos escritórios para este momento:
- Áreas para as equipes se encontrarem: independente de ter um pessoal no remoto e outro no presencial, em alguns momentos é fundamental que os times se encontrem.
Por isso, pode-se diminuir o espaço de mesas fixas e montar uma “área de reunião com café”, sendo mais informal, com pufes, poltronas e mesinhas para notebook. Além de facilitar o encontro, estimula uma comunicação mais leve, em que todos se sentem mais à vontade.
- Áreas de refeições maiores: levar a própria comida é um hábito crescente entre as pessoas e, além disso, o espaço de refeição também pode ser de convivência, permitindo um uso flexível, também como espaço de trabalho para pequenas reuniões, fora do horário de almoço.
- Fomentar a circulação das pessoas: criando várias áreas diferentes para que elas possam escolher onde querem trabalhar. Seja um local para uma atividade mais focada, seja numa área colaborativa, com participação de várias pessoas. O importante é a pessoa ter opções diferentes para as diferentes tarefas do dia.
- Se o espaço for aberto, colocar produtos para condicionamento acústico, que possam amenizar a fala das pessoas e outros barulhos do escritório, como impressoras, sapatos, portas abrindo e fechando. Os ruídos são responsáveis por boa parte do estresse das pessoas. E para criar espaços agradáveis para se trabalhar, colocar produtos acústicos é fundamental.
- Mobiliário flexível: sabe aquele pufe com alça que você pode levar para qualquer lugar? Então, o mobiliário flexível é ideal para ambientes mutáveis, conforme as necessidades das pessoas. Mesas com regulagens de altura, mobiliário de fácil desmontagem e remontagem, placas de conforto acústico que podem ser deslocadas para onde for preciso, enfim, uma série de produtos de múltiplo uso é bem-vinda.
- Colocar elementos para tornar o espaço mais agradável e estimulante: sejam adesivos que tenham a ver com a identidade e crenças da empresa, ou plantas, ou iluminação mais agradável, entre outros recursos. Neste momento de retomada ao espaço físico de trabalho, as pessoas estão precisando voltar a “fazer parte” da cultura da empresa e se sentirem bem-vindas. Uma repaginada no escritório pode ser muito favorável a isso.
Novas tecnologias
Além dos móveis adequados, a maioria das empresas está investindo em tecnologia. Softwares de gestão, por exemplo, possibilitam a troca de informações à distância e podem ser acessados por meio de login e senha.
Dessa forma, a pessoa consegue trabalhar remotamente, sem grande dificuldade. Além disso, mesmo dentro da empresa, ou seja, em trabalho in loco, a tecnologia pode ajudar a manter toda a equipe conectada.
E o seu escritório, já começou a se ajustar ao modelo híbrido de trabalho? Caso precise de um estudo da sua necessidade e indicação de móveis adequados, conte com a RS Design.