Num mundo cada vez mais competitivo, saber valorizar o seu maior patrimônio é fundamental.
Assim como as empresas buscam, em estratégias de marketing e publicidade, fomentar suas marcas, um bom profissional também tem que deixar sua marca, seu diferencial. Para isso, damos o nome de marketing pessoal, ou seja, estratégias e maneiras de mostrar seus feitos e conquistas de um modo que não seja soberba ou que não passe a impressão errada.
É muito comum as pessoas confundirem o marketing pessoal com cantar aos quatro ventos cada uma de suas conquistas ou feitos. Conceito bastante errado este, pois isto em nada se aproxima do marketing pessoal.
O marketing pessoal é um exercício de equilíbrio e de descoberta. Não existe uma fórmula, uma receita que se enquadre em todas as circunstâncias. Por isso, é essencial o exercício diário de reflexão e de análise dos rumos de suas atitudes.
Se você quer ser reconhecido como um líder, mas na primeira oportunidade se esquiva das responsabilidades, meu amigo, você está no caminho errado. Pense nos grandes profissionais que você acredita serem competentes, em matéria de marketing pessoal. Cada um deles se destacou por agir quando era necessário, de forma natural, sem tentar passar uma imagem que não condizia com a realidade.
Ser competente em fazer seu marketing pessoal começa em respeitar as pessoas, ser o mais justo possível, saber se posicionar e ter atitude profissional adequada. A comunicação também é muito importante, afinal, uma pessoa que se faz entender de forma clara, que sabe usar bem as formas de comunicação, sejam verbais ou escritas, tem um diferencial que facilmente será bem lembrado.
Valores morais como humildade, valorização do ser humano, trabalho em equipe e respeito às adversidades, também são imprescindíveis para ser bem lembrado. Além disso, a postura do profissional, a maneira como se veste, como mantém sua aparência, transmitem uma imagem de confiança e de segurança.
Tudo isso, na verdade, se resume em uma postura profissional melhor e mais eficiente. Assim como o marketing só funciona de verdade se o produto for de boa qualidade, o marketing pessoal só irá, de fato, ser efetivo se o profissional for competente e comprometido.
Portanto, se você quer fazer um bom marketing pessoal, analise antes de tudo, sua postura profissional. A internet e as redes sociais também podem ser de grande auxílio, pois nelas você consegue mostrar um pouco mais de suas habilidades e feitos profissionais, sempre tomando cuidado para não ser invasivo ou prepotente.