A interação entre os funcionários da sua empresa é importante? Eles trabalham com a criatividade e precisam estar sempre debatendo ideias?
Mesmo que sua empresa seja de um segmento mais técnico, com engenheiros na equipe, por exemplo, o estímulo às novas ideias é sempre bem-vindo.
E o que o espaço físico de trabalho tem a ver com isso? Tudo, pois conforme estudos de neuroarquitetura* o ambiente causa impacto no comportamento das pessoas. Ou seja, a forma como foi planejado o escritório vai impactar na forma como as pessoas trabalham! Isso mesmo, você pode ter equipes mais ou menos produtivas devido ao projeto do seu escritório.
Muitas empresas mudaram o conceito do escritório para open space, que são espaços abertos, sem paredes, onde diversas equipes trabalham e interagem juntas.
A mudança permitiu que chefes, estagiários e staff em geral dividissem a mesma sala, com o objetivo de facilitar a comunicação. Será que este conceito de projeto corporativo também é válido para todas as empresas?
Será que o open space pode ser usado para a sua equipe?
Antes de pensar em mudar toda a sua estrutura, é importante entender melhor esse tipo de espaço de trabalho. Mentalize o espaço físico no qual todos os colaboradores atuam. Agora pense nele sem as paredes. É esse o novo modelo!
Claro que para isso ser possível é preciso um amplo estudo e desenvolvimento do novo projeto corporativo, considerando a melhor circulação, o aproveitamento de espaço, o fluxo de trabalho, entre muitos outros itens a serem analisados. Dentre todos, atualmente, o que mais está trazendo resultado é “pensar estrategicamente no impacto que o ambiente causará nas pessoas”.
O que se espera das equipes? Qual a forma delas trabalharem? O que pode motivá-las? Precisam interagir constantemente ou somente em alguns momentos? Precisam de alguma área para trabalho focado? Como é a atuação da liderança? Que tipo de mobiliário será mais adequado para cada equipe, para cada pessoa?
São muitas as perguntas que devem ser feitas nesta fase de estudo do projeto corporativo.
Ao optar-se pelo conceito open space, você terá algumas vantagens, já bem conhecidas:
- Facilidade de comunicação entre os colaboradores, principalmente para troca de ideias;
- Fluxo de trabalho mais dinâmico;
- Renovação da aparência física da empresa, impactando no fortalecimento da marca perante à própria equipe e aos clientes;
- Melhor aproveitamento de espaço, pois como não há paredes, muitas vezes é possível inserir mais áreas de trabalho;
- Permite um amplo contato visual com todas as equipes;
- Empresa transmite um conceito de transparência em seu negócio;
- Liderança se mostra mais acessível.
Existem também os desafios para este tipo de ambiente.
Se por um lado o fim das paredes pode, aparentemente, tornar o local mais descontraído, movimentado, melhor aproveitado e até dinâmico, por outro, o barulho aumenta. Será que a equipe vai conseguir se concentrar?
Por isso, antes de alterar o projeto do seu escritório, é fundamental que seja feito um estudo e planejamento bem minucioso de todos os pontos.
Veja alguns pontos negativos a serem observados em um ambiente open space:
- Gasto com reformas e retirada de paredes, no caso de empresas já instaladas;
- Mais barulho, já que a ideia é que os colaboradores interajam;
- Necessidade de adaptação da equipe, a não ter mais um espaço delimitado;
- Maior chance de sair do foco, no caso de atividades que exijam que o colaborador fique muito concentrado.
Para todos estes pontos existem soluções que podem ser utilizadas no projeto.
No caso do barulho, é importante um projeto de acústica alinhado à necessidade do novo ambiente. Atualmente existem as mais diversas soluções, que vão desde placas para teto, mobiliário acústico, revestimento para paredes, pisos e até para luminárias. Tudo com o objetivo de manter o som do ambiente agradável e adequado para o trabalho.
A empresa poderá fornecer treinamento para a equipe entender que apesar do espaço ser aberto e comunitário, existe sempre um colega ao lado que pode estar em uma tarefa mais concentrada.
Nos projetos mais atuais, são sempre previstas áreas para trabalho mais focado, que pode ser uma salinha com divisórias de vidro, ou um local ambientado com sofás acústicos.
O interessante é a mescla de ambientes abertos com outros mais fechados. Então o profissional tem a possibilidade de escolher onde quer trabalhar, conforme o tipo de atividade que está desenvolvendo em determinado momento.
É claro que para isso, a conectividade deve ser uma constante em todo o escritório, pois assim o profissional conecta os seus eletrônicos em qualquer local.
Serão investimentos estratégicos feitos em todo o escritório que permitirão que as equipes sejam impactadas positivamente pelo ambiente e o retorno em produtividade seja altamente perceptível.
No caso do projeto de mobiliário corporativo, pode contar com a RS Design e a experiente equipe em remanejamentos de escritórios, que fará uma análise, desde o conceito da sua empresa até os seus objetivos de negócio, fornecendo o projeto altamente personalizado para “o seu caso”.
* Neuroarquitetura é o estudo e a utilização estratégica do impacto causado pelo ambiente no comportamento das pessoas.