O trabalho é, sem dúvida, uma das coisas mais importantes da vida de qualquer profissional. Preocupações como atrasos na entrega de projetos ou excesso de demanda para pouco tempo são quase constantes na cabeça do trabalhador e são algumas das principais razões para que surja um grande problema: o vício em trabalho.
É lógico que não existe nada absurdo em pensar na entrega do que lhe foi pedido ou nos prazos e execução das demandas, desde que isso seja feito no escritório, durante o horário de trabalho, onde podem ser resolvidas quaisquer questões que possam surgir.
Os chamados ‘’workaholics” acabam por dedicar 24 horas por dia, 7 dias por semana ao trabalho. É a única coisa que pensam, e isso faz com que o nível de estresse aumente muito e sobrecarregue o corpo e a mente, que sem relaxamento fica cansada e até mesmo pensamentos simples são difíceis de serem concluídos.
O primeiro e maior problema dos viciados em trabalho é o péssimo hábito de levar trabalho para casa. É necessário que esse profissional entenda que se o tempo no trabalho não é suficiente para que tudo seja concluído, algo deve ser mudado e repensado, como a organização particular do tempo no escritório ou até mesmo a maneira de trabalhar.
Essas pessoas acabam se afastando dos amigos e da família e não conseguem mais conversar sobre nenhum outro assunto que não seja o próprio ofício, e isso não é saudável para ninguém. Se você não tem nenhum hobby, nada que seja divertido de fazer e que lhe faça esquecer ainda que por alguns minutos de toda a vida corrida no escritório, você pode estar viciado em trabalho, mas se agir rápido, existem maneiras de evitar que isso consuma totalmente sua vida.
Desconecte-se do trabalho
Todo mundo precisa de um tempo de descanso para fazer o que gosta ou descobrir algo de que gosta, por mais que você ame seu trabalho, a diversão é necessária. O estresse das responsabilidades diárias tem que ser aliviado, e para isso é necessário que haja intervalos.
Aproveite sua hora de almoço e os possíveis intervalos durante o horário no escritório. Não trabalhe durante nenhum minuto deles, não é recomendado que o horário de almoço seja ocupado com trabalho, veja o artigo: “Como aproveitar melhor os intervalos no trabalho“.
Descubra algo que você goste de fazer para aproveitar os fins de semana e as folgas, pode ser qualquer atividade, bicicleta, tirolesas, trilhas, caminhadas no parque, videogames, cinema ou o que você preferir. Isso é necessário para que você chegue de cabeça fria e tranquilo para que a segunda-feira no trabalho seja extremamente proveitosa e produtiva.
Se você está viciado em seu trabalho, pare, faça algo que goste, respire, aproveite a família e os amigos. Tudo melhorará, inclusive o seu desempenho no escritório.