Imagine um visitante chegando à sua sala de reuniões e procurando uma tomada e uma extensão para ligar o notebook, pois a mesa não tem caixa de conectividade com tomada e fiação embutidas. Desagradável, não é? E muito improdutivo!
Quando você pensa no projeto do seu escritório, provavelmente tem a expectativa de algo bonito, moderno e surpreendente.
Tudo isso é importante e possível de ser colocado em um projeto, mas um projeto de mobiliário extremamente bem feito é aquele que considera a “funcionalidade”.
A funcionalidade em um escritório é o que vai diferenciar uma empresa de sucesso de uma empresa que apenas tem umas mesas e cadeiras para seus funcionários.
E o sucesso começa lá… na análise da planta, no entendimento da necessidade da empresa, considerando os pontos fundamentais:
- Layout das posições de trabalho para facilitar o fluxo das tarefas dentro da empresa;
- Sugestão de melhor localização dos ambientes. Por exemplo, é melhor uma sala de reuniões próxima à entrada, pois evita um visitante andando por toda a empresa para chegar ao local de reuniões;
- Melhor aproveitamento possível do espaço. E fazer um projeto que considere o crescimento e o remanejamento da empresa;
- Melhor aproveitamento possível da iluminação natural. Uma alternativa muito eficaz é o uso de Divisórias de Vidro, que permitem a circulação da luz;
- Consultoria sobre a colocação adequada dos pontos de elétrica. Evitando fios aparentes no ambiente;
- Mobiliário totalmente desenvolvido para escritórios.
E o que significa mobiliário desenvolvido para escritório?
Primeiro, significa que móvel residencial não atende o corporativo!
As rotinas de trabalho numa empresa apresentam necessidades específicas e para isso, precisam de móveis específicos, ou seja, desenvolvidos para o universo corporativo.
Segundo, para fazer um projeto corporativo que realmente funcione, alguns pontos devem ser observados:
É importante saber que empresas precisam de funcionários por muitas horas, que podem ficar sentados por 8hs diárias.
Os móveis corporativos têm que atender normas de ergonomia e segurança para garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários (isso influência até no rendimento) e evitar contratempos ao empresário com processos trabalhistas.
E ergonomia está relacionada às medidas das mesas e também ao conforto, formato e sistemas de ajustes das cadeiras. Uma consultoria especializada é fundamental para entender qual é o modelo ideal de cadeira para cada setor da sua empresa.
- É importante saber que as mesas, estações de trabalho e divisórias precisam estar preparadas para a passagem de cabeamentos. Ou seja, todos aqueles fios da rede lógica e elétrica devem ser embutidos no mobiliário, com fácil acesso em caso de necessidade, deixando tudo organizado!
- Senão, imagine aquele monte de fios aparentes no escritório. Além de um visual desagradável, prejudicando a imagem da sua empresa, é inseguro para os usuários.
- É importante saber que alguns tipos de materiais (como laca, por exemplo) não são indicados para mesas e estações de trabalho, pois podem ser facilmente danificados.
- É importante saber que a resistência de um móvel para ser utilizado no escritório deve considerar o uso intenso, por isso a qualidade tem que ser lá nas alturas!
Por tudo isso, para você montar um escritório com segurança e chegar naquele patamar de empresa de sucesso, é fundamental adquirir o mobiliário com uma empresa especializada em corporativo. Que vai aliar o design com a tecnologia para o trabalho!
A RS Design, com 25 anos de mercado, já forneceu consultoria e mobiliário para empresas de diversos portes e sabe muito bem o que funciona para garantir um bom investimento em móveis corporativos.
RS Design, ideias corporativas que funcionam!
Materiais como laca não devem ser utilizados em mesas no escritório, o uso constante vai danificar a peça! A laca pode ser um material interessante para armários ou outros detalhes
Onde ligo o meu notebook? Imagine você numa mesa de reuniões, procurando uma tomada para ligar o seu aparelho, pois a mesa não possui caixa de conectividade! É impensável numa empresa que busca resultados!
As estações de trabalho devem ser ergonômicas e funcionais. Com cabeamentos embutidos, permitindo fácil acesso caso haja necessidade. Isso é um escritório bem planejado!
Uma cadeira decorativa até pode ser utilizada no escritório em alguma área de convivência ou para visitantes, mas para o trabalho nas estações ou em salas de reuniões cadeira com tecnologia para o conforto é fundamental!